Na virada para o século XXI, o laureado editor norte-americano Jason Epstein, ex-diretor editorial da Random House e cofundador da The New York Review of Books, escrevia em seu livro O negócio do livro (2001):
O negócio da edição de livros é por natureza pequeno, descentralizado, improvisado, pessoal; mais bem desempenhado por pequenos grupos de pessoas com afinidades, devotadas ao seu ofício, zelosas de sua autonomia, sensíveis às necessidades dos escritores e aos diversos interesses dos leitores. Se o dinheiro fosse o principal objetivo, essas pessoas teriam de ter escolhido outras carreiras.
E disse em seguida:
A transformação que hoje aguarda os escritores e editores é muito diferente e terá consequências bem maiores. Surge não do desespero cultural e da rebelião estética, mas de novas tecnologias cuja influência cultural promete ser não menos revolucionária.
EPSTEIN, Jason. O negócio do livro: passado, presente e futuro do mercado editorial. Rio de Janeiro: Record, 2001. p-19-20.
Redija um texto dissertativo contínuo de 35 a 45 linhas em que sejam apresentadas as características do negócio editorial e as tecnologias que modificaram desde então a edição de livros. No texto, devem ser abordados, de forma fundamentada, os seguintes aspectos:
• a entrada de conglomerados internacionais no mercado editorial brasileiro e o crescimento de uma nova geração de pequenas editoras independentes e de nichos;
• os desafios do mercado editorial; a incorporação de novas tecnologias e a integração entre mídias, as quais transformam a leitura em uma experiência multimídia;
• a ascensão, as vantagens e as desvantagens dos livros digitais para editoras e público consumidor.
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