Analise os textos apresentados a seguir:
Situação 1
A Voe sem Medo é uma companhia aérea regional em rápido crescimento, com 10 aeronaves e 200 funcionários. A empresa possui um histórico de segurança bom, mas sem um sistema formal de gerenciamento da segurança operacional (SGSO).
A Voe sem Medo está expandindo suas operações para novas rotas e cidades, o que aumenta a complexidade e os riscos da operação. A ANAC exige que todas as companhias aéreas implementem um SGSO para garantir a segurança operacional. A empresa possui vários desafios, tais como: recursos limitados, falta de expertise, cultura de segurança fraca e pouca integração.
Foi nomeado um Gerente de Segurança, conforme exigência da ICAO. Devido à complexidade da organização, a função de gestor de segurança pode ser uma função exclusiva ou pode ser combinada com outras obrigações. Além disso, algumas organizações podem necessitar de atribuir a função a um grupo de pessoas. Esse gestor deve atuar sem conflitos de interesse.
Situação 2
Era dezembro de 2017, Hemal, então com 27 anos, era um residente médico do segundo ano e estava voltando para casa nos Estados Unidos após viajar à Índia, onde estava comemorando o casamento de seu melhor amigo.
Primeiro, Hemal viajou de Nova Delhi à Paris. Em seguida, ele embarcou em um voo da Air France de Paris para a cidade de Nova York. Assim que chegou ao aeroporto JFK, foi escalado para voar para Cleveland.
A primeira etapa da viagem foi tranquila. No aeroporto Charles de Gaulle, Hemal se acomodou em seu assento no voo da Air France, olhando as opções de filmes a bordo.
A aeronave decolou e Hemal conectou seus fones de ouvido. Ele estava pensando em pedir uma taça de champanhe quando ouviu a voz da comissária de bordo soar no sistema de alto-falantes: “Há um médico a bordo?”
Hemal tirou os fones de ouvido e olhou em volta. Houve um murmúrio na cabine. Acontece que esta foi a segunda vez que o anúncio foi feito – a primeira, em francês, Hemal não percebeu.
Por coincidência, Hemal estava sentado ao lado de outra profissional médica, a Dra. Susan Shepherd, uma pediatra que voltava de uma passagem pelo grupo humanitário Médicos Sem Fronteiras. Os dois médicos, que nunca haviam se encontrado antes daquele dia, concordaram que Hemal iria investigar e Shepherd ajudaria se necessário.
Diante das situações apresentadas, elabore um texto sobre Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional (SGSO), no qual atenda, necessariamente, ao que se pede a seguir:
- Em relação a Situação 1, quais as 3 principais formas de conflito de interesses na atuação do gestor de segurança? Como essa função é atribuída em caso de grupos de pessoas? [valor: 7,00 pontos]
- O fato narrado na Situação 2, é uma emergência? Qual a definição de emergência? Fundamente sobre o Plano de Resposta a Emergência e o que deve ser abordado. [valor: 7,00 pontos]
- Qual primeiro passo no processo de Gestão de Risco de Segurança a ser adotado pelo prestador de serviços? Qual a obrigação do prestador de serviços diante de um perigo? [valor: 7,00 pontos]
- Em relação a situação 1, quais os compontentes que o prestador de serviços deve considerar para implementação do SGSO? Qual componente inclui capacitação e comunicação para criar uma cultura de segurança positiva em todos os níveis da organização? Fundamente. [valor: 8,00 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
De acordo com a lei nº 8.080/1990 – que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde -, vigilância sanitária é entendida por:
“um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, abrangendo:
I – o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo; e
II – o controle da prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde.”
Vinculada ao Ministério da Saúde, a Anvisa é u…
Diferentemente da definição de vigilância sanitária que vigeu até 1988 — de caráter normativo —, a definição estabelecida pela Lei n.º 8.080, de 19 de setembro de 1990, a chamada Lei Orgânica da Saúde, introduziu o conceito de risco e conferiu um caráter mais completo ao conjunto das ações de vigilância sanitária, situando-as na esfera da produção. Assim, harmoniza-se melhor com o papel do Estado hodierno, em sua função reguladora da produção econômica, do mercado e do consumo, em benefício da saúde humana.
Ediná Alves Costa e Suely Rozenfeld. Constituição da Vigilância Sanitária no Brasil.
In: Suely Rozenfeld (org.) Fundamentos da Vigilância Sanitária.
Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2000,…
Quando você vai até a farmácia comprar um medicamento qualquer, ele vem com uma bula, certo? A bula contém informações importantes para o consumo do medicamento, garantindo a eficácia do produto e a segurança do usuário. A bula, bem como todo o rótulo do medicamento, são regulados pela Anvisa. Por exemplo: todo rótulo de medicamento, deve conter (i) lote, (ii) data de validade, (iii), telefone do fabricante e (iv), lacre de segurança.
Inclusive, a agência também é responsável pela farmacopeia brasileira, documento que reúne todas as normas para medicamentos e insumos farmacêuticos – droga ou matéria-prima empregada em medicamentos do país.
A Anvisa também atua em produtos como protetor sola…



