Cobrir uma guerra é um dos maiores desafios da profissão, sob vários ângulos: o da segurança, o logístico, o financeiro e, principalmente, o ético. Expõe destruição e cadáveres, mas também feridas ideológicas e políticas. Manter um enviado especial no palco de uma guerra é arriscado e custa caro. Muitos jornalistas são feridos ou morrem em coberturas de atentados, conflitos, guerras e revoluções.
Internet: <jb.com.br> (com adaptações).
Nações Unidas – ONU News
Um profissional da imprensa morreu a cada quatro dias em 2022, diz UNESCO
A UNESCO revelou que 86 jornalistas e trabalhadores da mídia foram mortos no mundo, no ano passado. A agência estima que, durante o período, a cada quatro dias, um profissional do setor perdeu a vida. Segundo a agência da ONU, os jornalistas seguem enfrentando graves riscos e vulnerabilidades no exercício da profissão.
Internet: <news.un.org> (com adaptações).
Se suas fotos não são boas o suficiente, é porque você não chegou perto o suficiente.
Robert Capa (1913-1956). Ligeiramente fora de foco, 1947.
Fotografar é colocar, na mesma linha de mira, a cabeça, o olho e o coração.
Henri Cartier-Bresson (1908-2004).
Considerando que os fragmentos de texto acima têm caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do papel da reportagem jornalística na cobertura de eventos como guerras, revoltas e desastres ambientais [valor: 10,00 pontos] e acerca do limite para se alcançar a notícia, fruto do trabalho do jornalista [valor: 10,00 pontos], discorrendo, ainda, sobre como o fotojornalista pode reportar a realidade diante de situação de crise [valor: 8,50 pontos].
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A imagem de uma instituição é o resultado do balanço entre as percepções positivas e negativas que a organização passa para determinado público. Nas empresas, não basta que a imagem seja boa; ela tem que ser competitiva. Cabe à comunicação cuidar da imagem/identidade da instituição, que é o mais valioso patrimônio de uma corporação. A comunicação é responsável pela construção dessa imagem/identidade, em ações dirigidas ao público interno e(ou) ao público externo, visando a relações frutíferas com os públicos estratégicos da organização.
Considerando que o fragmento de texto precedente tem caráter unicamente motivador, redija um texto a respeito das estratégias que um profissional de assessor…
As assessorias de comunicação são responsáveis por criar e manter um canal contínuo de comunicação entre a organização e seus públicos, sendo a comunicação aqui entendida de forma integrada e sistêmica, em que as interações com a imprensa envolvem a atuação de diversos profissionais. Nesse sentido, os assessores atuam como facilitadores, promovendo uma comunicação eficaz e transparente. Sua função exige uma abordagem multifuncional e abrangente, demandando conhecimentos relativos a diferentes áreas e departamentos da organização.
Marcielly C. Moresco et al. Assessoria de Comunicação. Porto Alegre: SAGAH, 2020 (com adaptações).
Considerando que o fragmento de texto precedente tem caráter unic…
Uma empresa de pequeno porte, que produz compotas artesanais de frutas do Cerrado, necessita profissionalizar seu modelo de negócios para alcançar liderança comercial. Para tanto, a empresa optou por contratar os serviços de um estúdio de design, que deve elaborar uma proposta de trabalho que atenda aos interesses da pequena empresa no que se refere à estratégia de comunicação visual.
Tendo como referência a situação hipotética acima, redija, na condição de gestor sênior do estúdio de design contratado, um texto dissertativo, apresentando a referida proposta estratégica de comunicação visual, com base em metodologias de gestão de projetos.
Ao elaborar seu texto, atenda ao que se pede a segui…



