A pandemia do novo coronavírus tem acarretado diversas transformações na sociedade que vão além da crise sanitária global. A imposição do isolamento social gerou a necessidade de adotar o trabalho remoto para uma parte da população, resultando no impulso ao crescimento dos serviços oferecidos por meio de aplicativos. Esse fenômeno, por sua vez, contribuiu para a precarização do trabalho e a emergência do processo de “uberização”.
Considerando o texto motivador acima, redija um texto dissertativo acerca da temática Precarização das novas relações de trabalho, abordando os seguintes questionamentos:
- Como a “uberização” do trabalho impacta diretamente a flexibilização, informalidade, terceirização e precarização das condições de trabalho?
- Como os trabalhadores do ciberproletariado se adaptam às demandas específicas das plataformas digitais e da inteligência artificial, redefinindo a concepção clássica de emprego?
- Qual o papel das estruturas sociais e políticas existentes diante desse fenômeno da “uberização”?
O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho).
Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos.
Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental.
Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os.
Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta.
1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos;
2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade;
3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada;
4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos.
Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental.
Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade;
Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada;
Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.
Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
74,40%
Você não enviou esta questão para correção.
Enviar agora
Achei o padrão de respostas bem genérico e nada a ver. O primeiro tópico pergunta quais são os impactos DIRETOS em flexibilização, informalidade, terceirização e precarização, e o padrão de resposta trouxe algo que não responde a questão em si. Isso se reflegiu na média de notas baixíssima (47,73%)
Onde você viu a média de notas?
Estatísticas
Concordo, fico extremamente genérico, até pensei que fosse pegadinha.
Na minha correção colocaram que no tópico 1 eu não abordei “as habilidades digitais emergentes”, mas o tópico 1 nem pede isso.
Olá, Ana. Dúvidas em relação a correção, pedimos que envie um e-mail para o professor Bruno informando o ID da questão para ele avaliar.
UM TEMA COM VÁRIOS PONTOS E POUCO ESPAÇO.
MUITO RUIM
Quando clico na opção “OBTER FOLHA DE RESPOSTA PARA 30 LINHAS” abre uma nova janela com a seguinte informação “OPS!!DESCULPE-NOS, MAS NÃO PUDEMOS ENCONTRAR A PÁGINA QUE VOCÊ SOLICITOU.Parece que alguém não está fazendo o seu trabalho…
Se puder nos ajudar, ao clicar e ser redirecionado à home, este pequeno deslize será consertado por nosso desenvolvedor.”
Como faço para obter essa folha? Recordo-me que em um dos vídeos o professor falou que, caso o aluno não pudesse imprimir a folha, a resposta poderia ser digitada. Como faço isso?
No aguardo.
Obrigado pelo feedback. O link está ok.
Você pode baixar esse folha no curso também, no módulo “Como funciona a correção?”.
Por fim, o mais indicado é elaborar a discursiva a mão, para simular o dia da prova e o professor conseguir analisar aspectos relacionados a apresentação do seu texto.
Boa tarde,
Havia feito um questionamento aqui e além de não responderem, simplesmente deletaram o meu comentário. Não acredito que essa seja a melhor maneira de lidar com os alunos que pagam pra usar os serviços. Estou bastante desapontado com esse posicionamento de vocês.
Como posso fazer um recurso para a correção?
Olá, Gustavo. Este campo não é para o aluno tirar dúvidas com o curso, e sim, para a troca de opiniões entre os alunos sobre a questão.
No caso de dúvida em relação à correção, pedimos que envie um e-mail para o professor Bruno informando o ID da correção para ele avaliar.
Ademais, no caso de dúvida em relação a alguma aula do curso, pedimos que encaminhe pelo campo comentário na aula da resolução deste tema no seu curso, que o professor Bruno responderá.