sqd-sistema-de-questoes-discursivas-fundo-escuro-250
Busca por enunciado
Matéria
Banca
Área
Órgão
Ano
Nível de escolaridade
Linhas
Q270877 | Administração Geral e Pública
Banca: CS/UFGVer cursos
Ano: 2024
Órgao: CM Anápolis - Câmara Municipal de Anápolis
Cargo: Analista de Controle Interno

A-+=
novo
Salvar em caderno (2)
Faça login para salvar Fechar
Meus Cadernos

Leia os textos a seguir.

Texto I

Alguns supermercados e lojas comerciais em todo o mundo, inclusive no Brasil e em Anápolis, colocaram caixas ‘self-service’ para que os clientes possam pagar suas próprias compras sem precisar interagir com uma pessoa para controlar e registrar os produtos. Tradicionalmente, no caso destes estabelecimentos, o controle é exercido por um funcionário no caixa, e a inovação é deixar o próprio consumidor controlar o processo de compra e pagamento, utilizando-se do princípio da confiança na integridade do cliente. Não obstante, verifica-se que os sistemas de autoatendimento têm alguns controles ao longo da operação e os estabelecimentos colocam funcionários orientando e fiscalizando o processo.

Texto II

Lei que agiliza processamento do ITCD é sancionada pelo Executivo

Foi sancionada pelo Poder Executivo e publicada no Diário Oficial a Lei Estadual nº 21.915, (…), que trata do Imposto sobre a Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCD).

(…), o dever de apuração e pagamento do imposto será atribuído ao contribuinte, sem qualquer participação prévia da Administração Tributária, exceto pela disponibilização do sistema informatizado em que se dará todo o trâmite da declaração e do pagamento do imposto.

(…) Caso seja constatada diferença a menor entre o imposto devido e o montante calculado e pago pelo sujeito passivo, a diferença será lançada de ofício no prazo decadencial.

Disponível em:

<https://portal.al.go.leg.br/noticias/132817/lei-que-agiliza-processamento-do-itcd-e-sancionada-pelo-executivo>. Acesso em: 01 dez. 2023.

A partir dos textos apresentados, discorra sobre as vantagens e desvantagens para o consumidor/cidadão ou para a organização/administração pública deste tipo de controle baseado no ambiente de controle (ética e integridade) e no princípio da confiança, citando ao menos uma vantagem e uma desvantagem.


loader-icon
1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Nenhum aluno compartilhou redação com nota superior a 90%.
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Conteúdo exclusivo para alunos da Academia de Discursivas ou assinantes do Sistema de Questões Discursivas.
  • Este formulário é para reportar erros nesta questão discursivas. Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda, clique aqui para ver nossos canais de contato.
  • Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
  • Opcional

Questões Relacionadas

MatériaAdministração Geral e Pública
BancaCS/UFG
A inter-relação das organizações com o ambiente tem se intensificado ao longo do tempo. Paralelamente ao objetivo de crescimento e desenvolvimento organizacional surge o objetivo social, ou seja, as organizações também têm responsabilidade social em relação aos seus colaboradores, consumidores, acionistas e a toda comunidade onde atuam.
Nesse sentido,
a) defina as abordagens da Obrigação Social, da Responsabilidade Social e da Sensibilidade Social;
b)identifique as responsabilidades sociais previstas em cada uma das seguintes abordagens: da Obrigação Social, da Responsabilidade Social e da Sensibilidade Social;
c) apresente dois argumentos a favor e dois contra a responsabilidade social …

A empresa IMÓVEIS DOS SONHOS, especializada em venda de imóveis, está localizada em uma grande capital e atua nesse mercado desde 1978, com 40 anos de experiência. Sua marca está consolidada e ela tem uma ótima imagem no mercado local e nas cidades próximas, onde também atua desde sua fundação.

Nos últimos anos, os proprietários da empresa estão percebendo algumas mudanças negativas no mercado em que estão inseridos. A venda de imóveis tem caído e as taxas de juros para financiamentos têm sido elevadas paulatinamente. Além disso, algumas empresas concorrentes surgiram nos últimos 10 anos e têm conseguido absorver parte da carteira de clientes da IMÓVEIS DOS SONHOS. Estão ocorrendo, também, a…

Leia os textos a seguir.

Texto I

Alguns supermercados e lojas comerciais em todo o mundo, inclusive no Brasil e em Anápolis, colocaram caixas ‘self-service’ para que os clientes possam pagar suas próprias compras sem precisar interagir com uma pessoa para controlar e registrar os produtos. Tradicionalmente, no caso destes estabelecimentos, o controle é exercido por um funcionário no caixa, e a inovação é deixar o próprio consumidor controlar o processo de compra e pagamento, utilizando-se do princípio da confiança na integridade do cliente. Não obstante, verifica-se que os sistemas de autoatendimento têm alguns controles ao longo da operação e os estabelecimentos colocam funcionários orienta…

Espaço de Discussão

Converse com outros usuários do SQD

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários