Leia o caso a seguir.
Uma organização do ramo da saúde tem uma longa tradição de funcionamento em todos os níveis de complexidade da saúde. Esta organização apresenta aproximadamente dois mil funcionários, entre contratados celetistas, terceirizados e prestadores de serviços. No ano de 2019, a diretoria promoveu uma mudança relativa à estrutura de funcionamento, bem como, os processos e procedimentos gerenciais. As interações entre pessoal administrativo e técnico, passou a ter conflitos. Os funcionários contratados e os terceirizados passaram a compartilhar sentimentos e crenças sobre prestadores de serviços de formas pejorativas. Passaram a acreditar que eram irresponsáveis e não cumpriam os prazos. Em decorrência dos conflitos, passou-se a ter uma baixa na gratificação e na plenitude com o trabalho. Este fator pessoal estava ocorrendo de forma generalizada. Alguns comportamentos que ocorriam no local de trabalho que eram pertinentes à finalidade dos cargos e da organização no geral, passaram a não serem atingidas. Diversos indicadores passaram a indicar queda na qualidade do trabalho que a organização espera do indivíduo, aumento do absenteísmo e da rotatividade. Alguns casos de comportamentos descabidos passaram a ocorrer na organização.
A partir do caso apresentado, para poder encontrar uma solução, imagine que você é um membro da equipe de psicólogos responsáveis pelo setor de gestão de pessoas que fora solicitada para planejar uma pesquisa. Nesse contexto, elabore um texto englobando os seguintes questionamentos: Os conflitos se referem à qual processo organizacional? Como pode ser definido o processo organizacional indicado? Qual é a relação do processo indicado com a produtividade? O processo organizacional indicado pode influenciar quais aspectos intrapessoais?
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Explique as possíveis condutas preventivas que o profissional psicólogo poderá desenvolver no serviço de um Núcleo de Assistência Psicopedagógica para promoção e proteção à saúde mental de acadêmicos de medicina.
Leia o caso a seguir.
L. S., acadêmica do quarto ano do curso de medicina, de 22 anos de idade, tornara-se uma brilhante aluna com excelentes notas. Mora sozinha e distante da sua cidade natal. Em um encontro informal entre os colegas, iniciou-se um diálogo sobre atendimento ambulatorial. Nesse momento, L. S. ficou pensativa, pois ainda não sabia qual especialidade médica gostaria de seguir. No mesmo momento, surgiram lembranças das cobranças paternas em relação a ela se tornar uma neurocirurgiã. L. S. queixava-se para as amigas do ambiente hostil na família, algo que a incomodava apesar de estar distante. No período que antecedeu as avaliações disciplinares, L. S. começou a apresentar um qu…
Leia o caso a seguir.
C.M. era uma mulher de 50 anos, casada, que se apresentou no pronto-socorro (PS) psiquiátrico devido à insistência de seu psiquiatra ambulatorial depois que ela lhe contou sobre o plano de tomar uma overdose de Advil. No PS, C.M. explicou que suas costas a estavam “matando” desde uma queda que ocorrera, vários dias antes, na mercearia da família, onde ela trabalhava há anos. A queda a deixou abatida e deprimida, embora tenha negado outros sintomas depressivos além do humor ruim. Ela falou detalhadamente sobre a queda e como isso a lembrou de outra queda que havia sofrido alguns anos antes. Naquela época, havia consultado um neurocirurgião que lhe disse para descansar e …



