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Q270837 | Administração de Recursos Materiais
Banca: CS/UFGVer cursos
Ano: 2024
Órgao: CM Anápolis - Câmara Municipal de Anápolis
Cargo: Assistente de Controle Interno
Padrão de resposta Resolução em texto30 linhas Resolução de Aluno +90%

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Leia o caso a seguir.

Podemos definir risco como um evento incerto que pode afetar o resultado de uma atividade humana. Essa afetação pode ser positiva ou negativa. Portanto, podemos dizer que riscos são oportunidades ou ameaças que podem ocorrer durante a execução das nossas atividades. Por exemplo, ao irmos ao supermercado fazer compras com objetivo de prover nosso lar com alimentação, por exemplo, corremos sempre o risco de comprar a mais ou a menos do que realmente precisamos. Podemos, também, comprar algo cuja qualidade não atende nossa expectativa ou mesmo pagar bem mais caro do que o valor de mercado de um produto. Por outro lado, podemos ter a sorte de encontrarmos um produto que realmente queríamos em promoção. Para maximizar as oportunidades ou mitigar as ameaças, podemos utilizar controles. Nesse caso, uma lista prévia de compras com a verificação do que realmente precisamos em casa pode reduzir o risco de comprar a mais, ou mesmo, de se esquecer de comprar algo. Gerir riscos, em suma, significa entender a atividade, o processo ou o projeto que iremos executar, para atingirmos um objetivo, analisando, controlando e monitorando os riscos e a efetividade dos controles. Analogamente, nas compras governamentais teremos riscos nas fases de licitação e de contratação, que podem afetar o objetivo de uma aquisição ou da execução de uma obra pública. Um risco inerente ao processo de comprar é a quantificação equivocada ou imprecisa, ou seja, comprar a mais ou a menos do que se precisa.

Suponha que a Câmara Municipal de Anápolis resolva adquirir notebooks para os servidores administrativos, a fim de melhorar a gestão administrativa da casa. A partir desse caso, analise como a área de compras deve proceder para diminuir o risco de quantificação equivocada na licitação, elencando as possíveis causas da ocorrência deste risco (ao menos uma) e as possíveis consequências (ao menos uma). Proponha para este caso um possível controle preventivo ou reativo para mitigar o risco mapeado.


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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MatériaAdministração de Recursos Materiais
BancaCS/UFG

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