Leia o caso a seguir.
Podemos definir risco como um evento incerto que pode afetar o resultado de uma atividade humana. Essa afetação pode ser positiva ou negativa. Portanto, podemos dizer que riscos são oportunidades ou ameaças que podem ocorrer durante a execução das nossas atividades. Por exemplo, ao irmos ao supermercado fazer compras com objetivo de prover nosso lar com alimentação, por exemplo, corremos sempre o risco de comprar a mais ou a menos do que realmente precisamos. Podemos, também, comprar algo cuja qualidade não atende nossa expectativa ou mesmo pagar bem mais caro do que o valor de mercado de um produto. Por outro lado, podemos ter a sorte de encontrarmos um produto que realmente queríamos em promoção. Para maximizar as oportunidades ou mitigar as ameaças, podemos utilizar controles. Nesse caso, uma lista prévia de compras com a verificação do que realmente precisamos em casa pode reduzir o risco de comprar a mais, ou mesmo, de se esquecer de comprar algo. Gerir riscos, em suma, significa entender a atividade, o processo ou o projeto que iremos executar, para atingirmos um objetivo, analisando, controlando e monitorando os riscos e a efetividade dos controles. Analogamente, nas compras governamentais teremos riscos nas fases de licitação e de contratação, que podem afetar o objetivo de uma aquisição ou da execução de uma obra pública. Um risco inerente ao processo de comprar é a quantificação equivocada ou imprecisa, ou seja, comprar a mais ou a menos do que se precisa.
Suponha que a Câmara Municipal de Anápolis resolva adquirir notebooks para os servidores administrativos, a fim de melhorar a gestão administrativa da casa. A partir desse caso, analise como a área de compras deve proceder para diminuir o risco de quantificação equivocada na licitação, elencando as possíveis causas da ocorrência deste risco (ao menos uma) e as possíveis consequências (ao menos uma). Proponha para este caso um possível controle preventivo ou reativo para mitigar o risco mapeado.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
As etapas de recebimento de materiais são: recebimento provisório, etapas intermediárias (conferências quanti e qualitativas) e regularização.
a) Descreva cada uma dessas etapas, explicando em que elas consistem.
b) Cite exemplos de ações necessárias para realizar as etapas de recebimento em uma empresa de instrutoria e consultoria que tem como rotina receber materiais: didáticos, de papelaria, de escritório, de informática e de limpeza.
Leia o caso a seguir.
Podemos definir risco como um evento incerto que pode afetar o resultado de uma atividade humana. Essa afetação pode ser positiva ou negativa. Portanto, podemos dizer que riscos são oportunidades ou ameaças que podem ocorrer durante a execução das nossas atividades. Por exemplo, ao irmos ao supermercado fazer compras com objetivo de prover nosso lar com alimentação, por exemplo, corremos sempre o risco de comprar a mais ou a menos do que realmente precisamos. Podemos, também, comprar algo cuja qualidade não atende nossa expectativa ou mesmo pagar bem mais caro do que o valor de mercado de um produto. Por outro lado, podemos ter a sorte de encontrarmos um produto que rea…
Uma empresa denominada LOJA DO ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO, que é gerenciada pelo sr. Albuquerque de Alcântara, atua no ramo de papelaria e de materiais para escritório e está localizada em uma cidade de grande porte no noroeste do estado de Minas Gerais. Essa empresa atua nesse ramo desde 2001 e necessita fazer o inventário de seu estoque, mas não sabe exatamente com quantos funcionários precisa contar para esse trabalho. A LOJA DO ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO tem em seu estoque cerca de 15.000 itens diferentes, quase tudo o que se possa imaginar numa papelaria (caixas de clips, papéis, grampos, cadernos, canetas, agendas, lapiseiras etc.). Seus funcionários trabalham numa jornada de 40 horas semana…



