Leia o caso a seguir.
Podemos definir risco como um evento incerto que pode afetar o resultado de uma atividade humana. Essa afetação pode ser positiva ou negativa. Portanto, podemos dizer que riscos são oportunidades ou ameaças que podem ocorrer durante a execução das nossas atividades. Por exemplo, ao irmos ao supermercado fazer compras com objetivo de prover nosso lar com alimentação, por exemplo, corremos sempre o risco de comprar a mais ou a menos do que realmente precisamos. Podemos, também, comprar algo cuja qualidade não atende nossa expectativa ou mesmo pagar bem mais caro do que o valor de mercado de um produto. Por outro lado, podemos ter a sorte de encontrarmos um produto que realmente queríamos em promoção. Para maximizar as oportunidades ou mitigar as ameaças, podemos utilizar controles. Nesse caso, uma lista prévia de compras com a verificação do que realmente precisamos em casa pode reduzir o risco de comprar a mais, ou mesmo, de se esquecer de comprar algo. Gerir riscos, em suma, significa entender a atividade, o processo ou o projeto que iremos executar, para atingirmos um objetivo, analisando, controlando e monitorando os riscos e a efetividade dos controles. Analogamente, nas compras governamentais teremos riscos nas fases de licitação e de contratação, que podem afetar o objetivo de uma aquisição ou da execução de uma obra pública. Um risco inerente ao processo de comprar é a quantificação equivocada ou imprecisa, ou seja, comprar a mais ou a menos do que se precisa.
Suponha que a Câmara Municipal de Anápolis resolva adquirir notebooks para os servidores administrativos, a fim de melhorar a gestão administrativa da casa. A partir desse caso, analise como a área de compras deve proceder para diminuir o risco de quantificação equivocada na licitação, elencando as possíveis causas da ocorrência deste risco (ao menos uma) e as possíveis consequências (ao menos uma). Proponha para este caso um possível controle preventivo ou reativo para mitigar o risco mapeado.
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Uma empresa denominada LOJA DO ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO, que é gerenciada pelo sr. Albuquerque de Alcântara, atua no ramo de papelaria e de materiais para escritório e está localizada em uma cidade de grande porte no noroeste do estado de Minas Gerais. Essa empresa atua nesse ramo desde 2001 e necessita fazer o inventário de seu estoque, mas não sabe exatamente com quantos funcionários precisa contar para esse trabalho. A LOJA DO ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO tem em seu estoque cerca de 15.000 itens diferentes, quase tudo o que se possa imaginar numa papelaria (caixas de clips, papéis, grampos, cadernos, canetas, agendas, lapiseiras etc.). Seus funcionários trabalham numa jornada de 40 horas semana…
As etapas de recebimento de materiais são: recebimento provisório, etapas intermediárias (conferências quanti e qualitativas) e regularização.
a) Descreva cada uma dessas etapas, explicando em que elas consistem.
b) Cite exemplos de ações necessárias para realizar as etapas de recebimento em uma empresa de instrutoria e consultoria que tem como rotina receber materiais: didáticos, de papelaria, de escritório, de informática e de limpeza.
| Nome da Unidade Requerente | |
| 1. Local onde será utilizado o material | |
| 2. Finalidade do material | |
| 3. Benefícios gerados com a aquisição do material | |
| 4. Justificativa das quantidades do material solicitado | |
| 5. Justificativa da aquisição do bem neste momento(oportunidade) | |
| 6. Importância da aquisição do material para o desenvolvimento das atividades do setor | |



