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Órgão
Ano
Nível de escolaridade
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Q270229 | Contabilidade Geral
Banca: IBFCVer cursos
Ano: 2023
Órgao: EBSERH - Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares
Cargo: Contador

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A partir do balanço inicial apresentado, proceda à contabilização dos fatos contábeis ocorridos após o encerramento do mesmo e apresente o novo Balanço Patrimonial e a Demonstração de Resultados do Exercício.

As contabilizações poderão ser efetuadas através de lançamentos contábeis ou através da técnica de razonetes e não precisam ser apresentados.

Apresente nesta prova apenas o Balanço Patrimonial e a Demonstração de Resultados do Exercício.

ATIVO  PASSIVO
Bancos 250.000 Fornecedores 200.000
Clientes 150.000 Impostos a pagar 80.000
Estoque 100.000 Financ.Bancários 95.000
Impostos a recuperar 15.000 Salários e encargos 60.000
Ativo Circulante 515.000 Passivo Circulante 435.000
Capital 350.000
Intangível 20.000 Reserva de Lucros 50.000
Investimento 80.000
Imobilizado 220.000
Inves.Intang. Imobilizado 320.000 Patrimônio Líquido 400.000
Total do Ativo 835.000 Total Passivo + PL 835.000

Fatos contábeis ocorridos após o encerramento do balanço:

1) Venda de Mercadorias a prazo, no valor de R$ 150.000,00. As mercadorias foram compradas por R$ 50.000,00; (desconsidere impostos sobre as vendas);

2) Pagamento de R$ 40.000 do empréstimo bancário;

3) Recebimento de R$ 30.000,00 de clientes;

4) Pagamento total de salários e encargos;

5) Provisionamento de nova folha de salários e encargos no valor de R$ 65.000,00;

6) Pagamento do aluguel do mês, no valor de R$ 45.000,00;

7) Provisionamento da despesa de seguros, no valor de $ 10.000,00 que será pago no início do próximo mês.


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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