Quando examinamos atentamente cultura e liderança, vemos que são dois lados da mesma moeda; nem uma nem a outra pode, realmente, ser entendida por si própria. Por um lado, as normas culturais definem como determinadas nações ou organizações definem liderança – quem será promovido, quem chamará a atenção dos seguidores. Por outro lado, pode-se argumentar que a única coisa de real importância que os líderes fazem é criar e gerenciar a cultura; que o talento único dos líderes é sua capacidade de entender e trabalhar com a cultura; e que é um ato final de liderança destruir a cultura, quando ela é vista como disfuncional. Explique como liderança e cultura estão conceitualmente entrelaçadas.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
O planejamento estratégico serve como um guia de longo prazo para qualquer organização, auxiliando a desenvolver planos, estabelecer metas e objetivos, bem como para elaborar as ações necessárias para alcançá-los. Em função de sua importância, é recomendado que os gestores das organizações utilizem ferramentas para o desenho de seu planejamento estratégico e avaliação, sendo o Balanced Scorecard (BSC) uma das principais.
Acerca do BSC, discorra sucintamente sobre o que se pede a seguir.
- Apresente suas perspectivas, citando um exemplo para cada.
- Identifique os três atores que desempenham papéis críticos na formulação e incorporação dessa ferramenta.
O marketing na área da saúde, nos dias atuais, está sendo cada vez mais utilizado como uma ferramenta. Como podemos utilizar dessa ferramenta principalmente na área da saúde?
O planejamento estratégico deve considerar as variáveis internas e externas da empresa, também chamadas de microambiente, pois estas influenciam o ambiente e as ações de seus respectivos stakeholders. Além disso, o planejamento estratégico debruça-se sobre as variáveis incontroláveis, como a economia, a geografia, a demografia, entre outras. O processo de planejamento estratégico deve ser sistêmico e integrado com o ambiente de negócios escolhido pela empresa para desenvolver as suas atividades. Esta deve identificar quais variáveis ambientais influenciam de forma mais direta suas ações e resultados, devendo monitorar suas mudanças e transformações a fim de alcançar a sua perfeita integração…



