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Q269312 | Economia e Finanças Públicas
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2024
Questão inédita Padrão de resposta Resolução em texto80 linhas Resolução de Aluno +90%

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O setor público consolidado apresentou no trimestre encerrado em outubro déficit primário de R$26 bilhões, com isso acumulando déficit de R$82 bilhões no ano. Para comparação, de janeiro a outubro de 2022 houve superávit primário do setor público de R$158 bilhões. A deterioração decorreu de piora das contas dos governos subnacionais e, principalmente, das contas do Governo Central

(…)

Mesmo com o andamento da tramitação das medidas para recomposição das receitas, as projeções para o resultado primário do governo central em 2024 ainda se situam afastadas da meta. A mediana das estimativas do Questionário Pré-Copom (QPC) para o déficit primário de 2024 se situa em 0,8% do PIB – ligeiramente maior do que esperado no último Relatório (0,7%). O valor das medidas econômicas para recomposição de receitas já presente nas projeções fiscais dos analistas é de R$80 bilhões, abaixo do teoricamente necessário para que a meta atual seja alcançada e do incorporado no projeto de lei orçamentária (R$169 bilhões)22. Nesse contexto, há incertezas não apenas sobre o cumprimento da meta fiscal para 2024, mas também sobre sua possível alteração no próximo ano. Eventual mudança de meta pode ter implicações para a percepção dos analistas econômicos sobre o arcabouço fiscal recémestabelecido.23 Em parte as projeções dos analistas econômicos já evidenciam algum ceticismo quanto à estabilização da dívida pública no médio prazo: 70% dos respondentes do QPC indicam que ela não deve ser alcançada antes de 2032.

Banco Central do Brasil – Relatório de Inflação, dezembro 2023

 

Tendo como base a situação apresentada, na qualidade de Analista do Banco Central do Brasil, elabore um texto para subsidiar os estudos do Comitê de Política Monetária, abordando, necessariamente, todos os seguintes tópicos:

  1. A relação entre carga tributária bruta (CTB) e carga tributária líquida (CTL), e seu impacto na política fiscal. [valor: 5,00 pontos]
  2. A importância da poupança do governo (Spub) e do investimento público (Ipub) na determinação do superávit ou déficit público, e as implicações deste para a política fiscal. [valor: 5,00 pontos]
  3. Os métodos de financiamento do déficit público e suas consequências econômicas. [valor: 9,0 pontos]
  4. A análise das mensurações do déficit (primário, operacional, nominal) e como elas refletem a saúde fiscal do país. [valor: 7,25 pontos]
  5. A sustentabilidade do endividamento público, avaliada pela relação dívida/PIB, e o papel do resultado primário nessa análise. [valor: 7,25pontos]
  6. A interação entre política fiscal e monetária no controle da inflação e no resultado do setor público. [14,00 pontos]

 


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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