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Q268286 | TI - Banco de Dados
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2024

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Din, assistente virtual do BC, estreia no Twitter

Bot auxiliará o cidadão a obter informações e a acessar os serviços prestados pelo Banco Central de forma mais simples e rápida.

No dia 9 de março de 2020, o open_in_newperfil do Twitter do Banco Centralopen_in_new passa a contar com o Din, seu assistente de inteligência artificial (chatbot). O Din vai ajudar os usuários a obter, de forma imediata e automática, diversas informações, como cotação de moedas, inflação, rentabilidade da poupança, e a conseguir relatórios do BC, importantes para a vida financeira do usuário.

O Din, que já atua na página do Extrato do Registro de Informações (Registratoopen_in_new), no site do Banco Central, possibilita que cidadãos e empresas obtenham informações sobre contas e relacionamentos em bancos (CCS), empréstimos e financiamentos (SCR), operações de câmbio e até certidão negativa para pessoas que não possuem relacionamentos bancários.

O Din disponível no Twitter terá um escopo de atuação ainda maior, prestando informações e esclarecendo dúvidas sobre cotação/conversão de moedas, taxa Selic, inflação, rentabilidade da poupança. Também ajudará a obter relatórios sobre a vida financeira open_in_newdo usuário (incluindo consultas sobre cheques sem fundos e dívidas com o governo federal), entrar em contato com o BC e registrar reclamações contra bancos e demais instituições financeiras.

De acordo com Maurício Moura, diretor de Relacionamento Institucional e Cidadania, com o Din no Twitter, o BC quer ampliar o acesso dos cidadãos ao rol de serviços oferecidos pelo Banco.

“Existem boas experiências com o uso de chatbots no Twitter. Então, levamos para lá os serviços mais solicitados pelos cidadãos que buscam informações ou atendimento no BC. O Din vai ajudar não só as pessoas que já acompanham nosso perfil no Twitter, mas todos os usuários da rede que precisem do serviço disponibilizado pelo BC”, afirma Maurício Moura.

Caso a solicitação não tenha sido atendida por meio do assistente virtual, o Din indicará ao usuário acionar o Banco Central pelo “Fale Conoscoopen_in_new”. As opções pelo telefone 145 e por correspondência continuarão disponíveis. Presencialmente, o atendimento está à disposição apenas no Edifício-Sede, em Brasília.
Considerando o caráter motivador do texto apresentado e utilizando as informações nele presentes, discorra sobre:

  1. O conceito de chatbot. [valor: 7,5 pontos]
  2. O processo de compreensão, por parte do chatbot. [valor: 8,00 pontos]
  3. Normalização de um texto e indique o resultado desse processo aplicado para a string “Garantir a estabilidade do poder de compra da moeda, zelar por um sistema financeiro sólido, eficiente e competitivo, e fomentar o bem-estar econômico da sociedade.”. [valor: 12,0 pontos]
  4. Modelo de banco de dados que poderia ser usado. [valor: 8,00 pontos]
  5. O significado de bigrama e implemente um método, em JAVA, para determinar o bigrama para o conjunto {“Garantir”, “estabilidade”, “poder”, “compra”, “moeda”, “zelar”, “sistema”, “financeiro”} [valor: 12,0 pontos]

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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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