sqd-sistema-de-questoes-discursivas-fundo-escuro-250
Busca por enunciado
Matéria
Banca
Área
Órgão
Ano
Nível de escolaridade
Linhas
Q268281 | Administração Geral e Pública e Estatística
Banca: CesgranrioVer cursos
Ano: 2024
Questão inédita Padrão de resposta Resolução em texto30 linhas Resolução de Aluno +90%

A-+=
novo
Salvar em caderno (18)
Faça login para salvar Fechar
Meus Cadernos

Financiamento Estudantil

O Programa de Financiamento Estudantil (Fies) tem o objetivo de financiar a graduação de estudantes em instituições de ensino superior (IES) privadas que não conseguem acesso ao mercado de crédito privado para cursar o ensino superior (ES). É gerido pelo Ministério da Educação (MEC), em conjunto com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), tendo sua instituição definida pela Lei no 10.260/2001. O exemplo apresentado neste apêndice trata de uma ilustração do que foi exposto na parte conceitual do capítulo 4, sem exaurir o desenvolvimento da avaliação de diagnóstico.

Para fundamentar importante política pública do governo federal, foi realizado estudo que forneceram dados para a construção do seguinte gráfico:

Proporção da população adulta (25 a 34 anos de idade) com
Ensino Superior (2016)

https://www.gov.br/agricultura/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/publicacoes/avaliacao_de_politicas_publicas_expost.pdf

 

Redija texto dissertativo acerca das políticas públicas voltadas para a educação superior no Brasil. Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:

  1. O conceito de política pública;
  2. O tipo de variável analisada no gráfico;
  3. A variação percentual mínima necessária para que Brasil passe a figurar como mediana do conjunto dos dados registrados no gráfico.

loader-icon
1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

7 alunos compartilharam redações com notas superiores a 90%.
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Conteúdo exclusivo para alunos da Academia de Discursivas ou assinantes do Sistema de Questões Discursivas.
  • Este formulário é para reportar erros nesta questão discursivas. Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda, clique aqui para ver nossos canais de contato.
  • Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
  • Opcional

Questões Relacionadas

Nenhuma questão encontrada com os critérios informados.

Espaço de Discussão

Converse com outros usuários do SQD

Acompanhar
Notificar
9 Comentários
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários
cavaga
cavaga
Inscrito
1 ano atrás

Não há número de linhas para a questão?

Você Concursado
Você Concursado
Admin
Responder para  cavaga
1 ano atrás

O número de linhas está disponível acima do enunciado da questão. Como pode observar, são 30 linhas.

tito.sobralneves
tito.sobralneves
Inscrito
1 ano atrás

Ao refletir sobre educação, corrobora-se que o financiamento estudantil do Governo do Brasil é uma política pública de ingresso ao ensino superior, entretanto não tem relevância em nível global. Nesse cenário, é essencial analisar os resultados delas por meio da estatística.
Primeiro, enfatiza-se que a política pública são programas do Estado, realizados por intermédio de ações, com o objetivo de satisfazer a coletividade. De acordo com o ordenamento jurídico, elas devem ter um impacto positivo na sociedade, contribuindo no enfrentamento de problemas. Além disso, buscando soluções, por intercessão dos programas de políticas públicas abarcados no plano plurianual (PPA) do governo, e depois medindo-se a sua eficácia.
Nesse contexto, as variações estatísticas são de suma importância para a realização de medições e análises, com intuito de aferir o real cenário de sua aplicabilidade. Conforme o Governo Federal, ocorre o processo de avaliação, que é a última etapa do ciclo das políticas públicas que acontece a verificação de sua efetividade. No caso em estudo, o tipo de variável analisada no gráfico, é chamada de medida quantitativa de pessoas com ensino superior e a população total de cada país, dentro de um intervalo de idade, em um período de tempo.
Por último, observa-se que a mediana é um valor central, que alberga um conjunto de números organizados em ordem crescente. Dessa forma, percebe-se no gráfico que o Brasil atinge o percentual de 17% da população adulta com ensino superior concluído. Todavia, para que o cenário fosse favorável conforme a mediana apresentada, seria necessário que o percentual fosse aumentado para 70,6%. Esse valor de atingimento, foi abstraído da fórmula: (29-17/17) = 0,706.
Desse modo, concluir-se que embora o financiamento estudantil estabelecido como uma política pública pelo Governo Federal, não se mostrou ter uma efetividade relevante, em comparação aos demais países. Em suma, as ferramentas da qualidade, tais como: ciclo PDCA e ISHIKAWA, podem auxiliar nesse processo.

Você Concursado
Você Concursado
Admin
Responder para  tito.sobralneves
1 ano atrás

Este não é o campo para envio do texto para correção, e sim, para a troca de opiniões entre os alunos sobre a questão.
Em caso de dúvida no envio da correção, solicitamos que entre em contato com a nossa equipe pelo whatsapp ou no campo de dúvida dentro da área do aluno/curso.
https://api.whatsapp.com/send?phone=5561998596069

tito.sobralneves
tito.sobralneves
Inscrito
Responder para  Você Concursado
1 ano atrás

Ok, obrigado pelo retorno!

tito.sobralneves
tito.sobralneves
Inscrito
1 ano atrás

Acabei enviado digitado, porque não consegui imprimir na cor preta a folha de resposta. Por favor, aceitar.

Você Concursado
Você Concursado
Admin
Responder para  tito.sobralneves
1 ano atrás

Este campo não é para o aluno tirar dúvidas com o curso, e sim, para a troca de opiniões entre os alunos sobre a questão.
Em caso de dúvida no envio da correção, solicitamos que entre em contato com a nossa equipe pelo whatsapp ou no campo de dúvida dentro da área do aluno/curso.
https://api.whatsapp.com/send?phone=5561998596069

afns.cbrl
afns.cbrl
Aluno
1 ano atrás

Professor, eu percebi que na sua proposta de resolução você conceitua variáveis estatísticas e mediana, sendo que a questão em si não pede para conceituas e sim apresentar o tipo de variável do gráfico e a variação mínima para que o Brasil supere a mediana. Fiquei me perguntando se, no caso da prova, é realmente necessário eu conceituar as categorias da questão ou eu já posso ir para os finalmentes, apresentando o que foi realmente pedido. No caso da minha redação, que enviei hoje, já fui no pei e bufe e acrescentei outras coisas que acho relevante. 

Você Concursado
Você Concursado
Admin
Responder para  afns.cbrl
1 ano atrás

Olá, afns. Este campo não é para o aluno tirar dúvidas com o curso, e sim, para a troca de opiniões entre os alunos sobre a questão.
No caso de dúvida, pedimos que encaminhe pelo campo comentário na aula da resolução deste tema no seu curso, que o professor Bruno responderá.