Financiamento Estudantil
O Programa de Financiamento Estudantil (Fies) tem o objetivo de financiar a graduação de estudantes em instituições de ensino superior (IES) privadas que não conseguem acesso ao mercado de crédito privado para cursar o ensino superior (ES). É gerido pelo Ministério da Educação (MEC), em conjunto com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), tendo sua instituição definida pela Lei no 10.260/2001. O exemplo apresentado neste apêndice trata de uma ilustração do que foi exposto na parte conceitual do capítulo 4, sem exaurir o desenvolvimento da avaliação de diagnóstico.
Para fundamentar importante política pública do governo federal, foi realizado estudo que forneceram dados para a construção do seguinte gráfico:

Proporção da população adulta (25 a 34 anos de idade) com
Ensino Superior (2016)
https://www.gov.br/agricultura/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/publicacoes/avaliacao_de_politicas_publicas_expost.pdf
Redija texto dissertativo acerca das políticas públicas voltadas para a educação superior no Brasil. Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
- O conceito de política pública;
- O tipo de variável analisada no gráfico;
- A variação percentual mínima necessária para que Brasil passe a figurar como mediana do conjunto dos dados registrados no gráfico.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.




Não há número de linhas para a questão?
O número de linhas está disponível acima do enunciado da questão. Como pode observar, são 30 linhas.
Ao refletir sobre educação, corrobora-se que o financiamento estudantil do Governo do Brasil é uma política pública de ingresso ao ensino superior, entretanto não tem relevância em nível global. Nesse cenário, é essencial analisar os resultados delas por meio da estatística.
Primeiro, enfatiza-se que a política pública são programas do Estado, realizados por intermédio de ações, com o objetivo de satisfazer a coletividade. De acordo com o ordenamento jurídico, elas devem ter um impacto positivo na sociedade, contribuindo no enfrentamento de problemas. Além disso, buscando soluções, por intercessão dos programas de políticas públicas abarcados no plano plurianual (PPA) do governo, e depois medindo-se a sua eficácia.
Nesse contexto, as variações estatísticas são de suma importância para a realização de medições e análises, com intuito de aferir o real cenário de sua aplicabilidade. Conforme o Governo Federal, ocorre o processo de avaliação, que é a última etapa do ciclo das políticas públicas que acontece a verificação de sua efetividade. No caso em estudo, o tipo de variável analisada no gráfico, é chamada de medida quantitativa de pessoas com ensino superior e a população total de cada país, dentro de um intervalo de idade, em um período de tempo.
Por último, observa-se que a mediana é um valor central, que alberga um conjunto de números organizados em ordem crescente. Dessa forma, percebe-se no gráfico que o Brasil atinge o percentual de 17% da população adulta com ensino superior concluído. Todavia, para que o cenário fosse favorável conforme a mediana apresentada, seria necessário que o percentual fosse aumentado para 70,6%. Esse valor de atingimento, foi abstraído da fórmula: (29-17/17) = 0,706.
Desse modo, concluir-se que embora o financiamento estudantil estabelecido como uma política pública pelo Governo Federal, não se mostrou ter uma efetividade relevante, em comparação aos demais países. Em suma, as ferramentas da qualidade, tais como: ciclo PDCA e ISHIKAWA, podem auxiliar nesse processo.
Este não é o campo para envio do texto para correção, e sim, para a troca de opiniões entre os alunos sobre a questão.
Em caso de dúvida no envio da correção, solicitamos que entre em contato com a nossa equipe pelo whatsapp ou no campo de dúvida dentro da área do aluno/curso.
https://api.whatsapp.com/send?phone=5561998596069
Ok, obrigado pelo retorno!
Acabei enviado digitado, porque não consegui imprimir na cor preta a folha de resposta. Por favor, aceitar.
Este campo não é para o aluno tirar dúvidas com o curso, e sim, para a troca de opiniões entre os alunos sobre a questão.
Em caso de dúvida no envio da correção, solicitamos que entre em contato com a nossa equipe pelo whatsapp ou no campo de dúvida dentro da área do aluno/curso.
https://api.whatsapp.com/send?phone=5561998596069
Professor, eu percebi que na sua proposta de resolução você conceitua variáveis estatísticas e mediana, sendo que a questão em si não pede para conceituas e sim apresentar o tipo de variável do gráfico e a variação mínima para que o Brasil supere a mediana. Fiquei me perguntando se, no caso da prova, é realmente necessário eu conceituar as categorias da questão ou eu já posso ir para os finalmentes, apresentando o que foi realmente pedido. No caso da minha redação, que enviei hoje, já fui no pei e bufe e acrescentei outras coisas que acho relevante.
Olá, afns. Este campo não é para o aluno tirar dúvidas com o curso, e sim, para a troca de opiniões entre os alunos sobre a questão.
No caso de dúvida, pedimos que encaminhe pelo campo comentário na aula da resolução deste tema no seu curso, que o professor Bruno responderá.