A taxa de desemprego no Brasil caiu para 8% no trimestre de abril a junho de 2023, uma queda de 1,3 ponto percentual (p.p.) em relação ao mesmo período de 2022. É o menor índice para um trimestre encerrado em junho desde 2014, de acordo com os dados da PNAD Contínua, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A população desempregada (8,6 milhões) caiu em duas comparações: -8,3% (menos 785 mil) frente ao trimestre anterior e -14,2% (menos 1,4 milhão) no ano. Por sua vez, a população ocupada (98,9 mihões) cresceu 1,1% (mais 1,1 mi de pessoas) ante o trimestre anterior e aumentou 0,7% (mais 641 mil) em comparação ao mesmo trimestre de 2022.
Trecho retirado de https://www.gov.br/pt-br/noticias/financas-impostos-e-gestao-publica/2023/07/taxa-de-desemprego-no-pais-cai-para-8-menor-indice-desde-2014 [adaptado]
Há um último ator principal no mercado de trabalho – o governo. Este tributa os ganhos os trabalhadores, subsidia o treinamento de engenheiros, impõe um imposto sobre a folha e pagamentos, exige que as empresas de engenharia contratem dois engenheiros negros para cada engenheiro branco contratado, aprova legislações que fazem que algumas transações no mercado de trabalho sejam ilegais (como pagar salários menores de US$ 50 mil ao ano aos engenheiros) e aumenta a oferta de engenheiros ao encorajar sua imigração do exterior. Todas essas ações alterarão o equilíbrio que eventualmente poderá ser alcançado o mercado de trabalho. Logo, os regulamentos governamentais ajudam a estabelecer as regras que direcionam as mudanças nesse mercado.
Economia do Trabalho de George Borjas (5ª Edição) tradução: R. Brian Taylor ; revisão técnica: Giácomo Balbinotto Neto.
A influência das políticas governamentais sobre o mercado de trabalho é um tema amplamente debatido em Economia do Trabalho, que foca em questões como especificamente nas políticas de salário-mínimo, impostos e subsídios, e seus impactos no equilíbrio do mercado. Utilize os conceitos econômicos relevantes para analisar as intervenções do governo e seus efeitos sobre emprego, salários, e a distribuição de ônus entre trabalhadores e empregadores.
Considerando um mercado de trabalho competitivo e que os textos precedentes têm caráter unicamente motivador, redija um abordando os seguintes tópicos:
1. Descreva os efeitos de uma política de salário-mínimo estabelecida acima do salário de equilíbrio no mercado de trabalho.
2. Analise os efeitos de um imposto sobre a folha de pagamento imposta às empresas, considerando diferentes elasticidades da demanda e da oferta de trabalho.
3. Explique como um subsídio governamental para investimento em capital humano pode afetar o emprego e os salários, considerando a repartição do subsídio entre trabalhadores e empregadores.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.




Olá! essa não seria uma proposta para redação de 45 linhas?
Porque, inclusive, a resposta sugerida pelo professor também está nesse tamanho.
Posso enviar minha resolução com 45 linha?
Este não é o campo para envio de dúvidas sobre correção, e sim, para a troca de opiniões entre os alunos sobre a questão.
Cabe salientar que se a redação for enviada com mais linhas do que o indicado, o conteúdo que passar do definido será desconsiderado pelo professor. Assim como ocorrerá no seu concurso.
Por fim, em caso de dúvida no envio da correção, solicitamos que entre em contato com a nossa equipe pelo whatsapp ou no campo de dúvida dentro da área do aluno/curso.
https://api.whatsapp.com/send?phone=5561998596069