A realidade do saneamento básico no Brasil
Pesquisas realizadas em 2016 pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) mostram que mais de 51,9% da população brasileira não tem acesso à coleta de esgoto.
Algumas obras foram feitas no país a nível de infraestrutura, mas o saneamento foi esquecido por não ser uma obra de prestígio público. De acordo com um dos entrevistados, investir em saneamento era visto como “enterrar dinheiro” por alguns governantes.
Segundo Anthony Wong, médico toxicologista e pediatra, as consequências de ignorar o saneamento no país afeta principalmente os mais pobres. Entretanto, pode chegar até as classes mais altas como as epidemias de Dengue ou Zika.
O crescimento populacional também evidenciou a falta de planejamento das cidades em relação ao saneamento básico, conforme ressalta a matéria.
O procurador de Justiça, Sávio Bittencourt, lembra que cuidar do saneamento básico é essencial para preservação de recursos naturais e para a saúde pública. Outros fatores como crescimento econômico, desenvolvimento humano e tecnológico também são consequências de ações nesse sentido.
Mesmo com a necessidade do meio ambiente e da população, os números do saneamento caminham a passos lentos.
Disponível em: https://www.eosconsultores.com.br/qual-a-realidade-do-saneamento-basico-no-brasil/.
Tendo como base o texto motivador apresentado acima, redija um texto dissertativo sobre o seguinte tema:
A FALTA DE SANEAMENTO BÁSICO NO BRASIL E A RELAÇÃO COM A CIDADANIA E A DESIGUALDADE SOCIAL
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Texto I
Para Freire, o objetivo maior da educação é conscientizar o aluno. Isso significa, em relação às parcelas desfavorecidas da sociedade, levá-las a entender sua situação de oprimidas e agir em favor da própria libertação. O principal livro de Freire se intitula justamente Pedagogia do Oprimido e os conceitos nele contidos baseiam boa parte do conjunto de sua obra.
Ao propor uma prática de sala de aula que pudesse desenvolver a criticidade dos alunos, Freire condenava o ensino oferecido pela ampla maioria das escolas (isto é, as “escolas burguesas”), que ele qualificou de educação bancária. Nela, segundo Freire, o professor age como quem deposita conhecimento num aluno apenas receptivo…
Texto I
Governo de SP bloqueia acesso a redes sociais e streamings em escolas estaduais
O Governo de São Paulo anunciou o bloqueio de aplicativos e plataformas de redes sociais, como Instagram, Facebook e TikTok, e streamings pela internet Wi-Fi e cabeada em ambientes escolares. A medida passa a valer a partir deste segunda-feira, 5 de fevereiro, e visa otimizar o uso da infraestrutura pedagógica.
Em nota ao g1, a Secretaria da Educação comunicou que o objetivo da suspensão do acesso aos apps é “otimizar o uso de infraestrutura tecnológica para o desenvolvimento pedagógico dos estudantes”.
Ainda, afirmou que o uso das redes sociais e streamings sem fins educativos já é restrito desde 13 de …
Texto I
Cultura do imediatismo: tudo ao mesmo tempo e agora
A internet e as mídias sociais ajudam a otimizar nosso dia a dia, mas também potencializam o imediatismo inerente a todos nós.
Com o avanço das tecnologias, vivemos atualmente em um mundo globalizado. Recebemos a todo mundo uma enxurrada de informações de inúmeras fontes e estamos sempre conectados, em smartphones, computadores e tablets.
Também precisamos ser rápidos em compreender e responder essas informações. Tudo tem que ser imediato, feito agora, no presente. Parece que ninguém sabe mais esperar; a paciência tornou-se algo raro.
Esse padrão de comportamento é chamado de cultura do imediatismo, que vem afetando nossa maneira de…



