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Q267481 | TI - Segurança da Informação
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2024

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Análise o texto apresentado a seguir:

Situação 1

O reconhecimento facial em aeroportos brasileiros já é uma realidade. A tecnologia é criticada por quem considera que ela pode violar o direito à proteção de dados pessoais, à privacidade e à não discriminação.

Empresas do setor aeroportuário alegam que a tecnologia diminui o tempo de espera dos passageiros e evita filas.

O reconhecimento facial combina a coleta de imagens, dados biométricos, inteligência artificial e bancos de dados, os chamados bigdatas.

https://www12.senado.leg.br/


Situação 2

Vazamento de dados afeta dois milhões de passageiros de grandes companhias aéreas

A SITA, empresa de tecnologia e sistemas para o setor aeronáutico, confirmou, por meio de nota, que foi vítima de um ataque cibernético, levando a um incidente de segurança envolvendo o vazamento de dados que estavam armazenados nos seus servidores que, por sua vez, processam informações de passageiros para companhias aéreas.

A nota foi emitida apenas na quinta-feira (4), em confirmação à gravidade do incidente de segurança de dados que ocorreu em 24 de fevereiro de 2021. Segundo a empresa, medidas imediatas para contatar os clientes afetados e todas as organizações relacionadas foram tomadas.

“Reconhecemos que a pandemia da COVID-19 levantou preocupações sobre ameaças à segurança e, ao mesmo tempo, os cibercriminosos se tornaram mais sofisticados e ativos. Este foi um ataque altamente sofisticado. A SITA agiu rapidamente e iniciou medidas de contenção. O assunto continua sob investigação contínua pela Equipe de Resposta a Incidentes de Segurança da SITA com o apoio dos principais especialistas externos em segurança cibernética”, disse a empresa em nota.

Segundo o site Skift, as seguintes companhias já confirmaram terem sido afetadas e contataram seus passageiros: Cathay Pacific, Finnair, Japan Airlines, Jeju Air, Lufthansa, Malaysia Airlines, New Zealand Air, SAS, Singapore Airlines, United Airlines, American Airlines e British Airways. De todas essas, a mais afetada parece ser a Lufthansa com 1,3 milhão de registros vazados.

https://aeroin.net/vazamento-de-dados-afeta-dois-milhoes-de-passageiros-de-grandes-companhias-aereas/

 

 

Diante das situações apresentadas, elabore um texto sobre proteção de dados de segurança, informações de segurança e fontes relacionadas (“Protection of safety data, safety information and related sources”), conforme recomendações da OACI, no qual atenda, necessariamente, ao que se pede a seguir:

  1. Faça uma análise, a partir da Situação 1, indicando se a crítica ao reconhecimento facial é pertinente e explique como as ações e promoções da segurança podem melhorar a coordenação e a colaboração entre diferentes organizações, conforme a OACI. [valor: 10,00 pontos]
  2. 2. Partindo do caso concreto, na Situação 2, cite os objetivos de ser criar uma política de proteção de dados, conforme recomendações da OACI aos reguladores. [valor: 9,00 pontos]
  3. Com base fato narrado na Situação 2, explique uma medida a ser tomada para evitar novos incidentes e quais outras medidas (mínimo 3) os Estados podem adotar conforme recomendação da OACI. Exemplifique as medias para o caso concreto. [valor: 10,00 pontos]

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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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