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Q266402 | Legislação Específica das Agências Reguladoras
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2024
Questão inédita Padrão de resposta Resolução em texto60 linhas Resolução de Aluno +90%

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Situação 1

ANTT avança com a concessão dos lotes 3 e 6 e envia para análise do TCU

Já estão no Tribunal de Contas da União (TCU) os estudos e documentos atualizados para a concessão dos Lotes 3 e 6 no Paraná, que envolvem diversas rodovias estaduais e federais, ligando Curitiba, o Porto de Paranaguá e os Campos Gerais às regiões Norte e Oeste do estado. As concessões representam quase R$ 35,1 bilhões em investimentos e visam facilitar o acesso à região, com a previsão de quase 600 quilômetros de duplicação e a implantação de diversos contornos.

A documentação foi encaminhada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para análise do Tribunal de Contas da União (TCU) na última terça-feira (16/1). “A Agência está dando um passo adicional neste importante projeto viário. Após o aval do TCU, a expectativa é realizar os devidos ajustes necessários para que as concessões se tornem úteis para a população do Paraná ainda neste ano”, destacou Rafael Vitale, diretor-geral da ANTT.
Os dois trechos englobam mais de 1,2 mil km de rodovias. No Lote 3, está prevista a implantação de 71,7 quilômetros de contornos e a duplicação de 116 km de trechos. Já no Lote 6, são planejados 13,7 quilômetros de contornos e 445,4 km de duplicação. Ambos os lotes contemplam a criação de ciclovias, passagens de fauna e flora, bem como diversas correções de traçados e pontos de ônibus. Essas melhorias visam aprimorar tanto a trafegabilidade quanto a segurança, além de contribuir para o compromisso ambiental do projeto.

Atualmente, as rodovias não têm uma concessionária responsável na área, uma vez que as concessões foram encerradas pelo estado em novembro de 2021. O objetivo com as novas concessões é revitalizar a manutenção e conservação dos trechos a serem leiloados.

A expectativa inicial do Governo Federal é lançar os editais de concessão neste ano, e os dois projetos têm o potencial de garantir 240.657 empregos diretos, indiretos e efeito-renda para a região. A ANTT destaca ainda que a publicação dos editais ocorre a partir da análise da Corte de Contas.

https://www.gov.br/antt/pt-br/assuntos/ultimas-noticias/antt-avanca-com-a-concessao-dos-lotes-3-e-6-e-envia-para-analise-do-tcu

 

Situação 2

Há razão para regular empresas no setor de transporte rodoviário de passageiros?

A ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre) realiza nesta terça (01) uma audiência pública para discutir o novo marco regulatório para o transporte rodoviário interestadual de passageiros, o TRIP. A minuta da nova norma traz uma inovação para o setor de transporte ao introduzir a obrigatoriedade da realização da análise da viabilidade econômica para permitir a entrada de novos atores no setor.

Para validar a sua tese, a ANTT buscou manifestações da Secretaria de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica – Cade – que produziram pareceres diametralmente opostos sobre o assunto.

Posições divergentes entre esses dois órgãos não é propriamente uma novidade, podendo, a depender do caso, ser algo até saudável e salutar para o debate econômico.

https://oglobo.globo.com/blogs/capital/post/2023/07/ha-razao-para-regular-a-entrada-de-empresas-no-setor-de-transporte-rodoviario-de-passageiros.ghtml (adaptado)

 

Diante da situação narrada acima, um Especialista em Regulação foi demandado para elaborar um Parecer Técnico sobre aspectos da teoria econômica da regulação. Para a elaboração do Parecer a partir das situações 1 e 2, deve necessariamente opinar tecnicamente acerca dos seguintes temas:

1) As situações 1 e 2 indicam alguma relação das ações da ANTT com a teoria econômica da regulação? Fundamente. [25,00 pontos]

2) Explique e fundamente o tipo de regulação indicado nas situações 1 e 2. [13,00 pontos]

3) Para os casos de regulação apresentados nos textos, a ANTT poderia criar um Sandbox Regulatório? Fundamente e cite os objetivos. [19,00 pontos]

4) As concessões realizadas pela ANTT são para apenas uma empresa por trecho. Fundamente porque não é uma concorrência entre várias empresas para explorar a rodovia.  [19,00 pontos]


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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