Um órgão federal, no âmbito de um trabalho de avaliação de um programa federal de políticas públicas, observou as seguintes situações em relação ao planejamento e a execução da política:
I. o planejamento da política pública não está sendo cumprido;
II. está ocorrendo a falta de controle na alocação dos recursos; e
III. observou-se a ocorrência de desvio de verba pública para atender a interesses políticos.
No que tange ao alcance dos objetivos da política pública, foi observado que:
IV. o programa já se encontra próximo a fase final e foi observado que os objetivos propostos não estão sendo alcançados.
Essas situações foram observadas pelos servidores responsáveis pela avalição a partir da aplicação de metodologias de avaliação de políticas públicas.
Nesse contexto, considerando as situações apresentadas, elabore um texto, abordando os itens a seguir:
- Quais os tipos de avaliação de políticas públicas que podem ter sido utilizadas para chegar à conclusão dos itens I, II e III. Cite e descreva.
- Quais os tipos de avaliação de políticas públicas que podem ter sido utilizadas para chegar à conclusão do item IV. Cite e descreva.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Os indicadores geralmente são expressos em números e buscam representar alguma coisa da realidade, por isso são usados no monitoramento de políticas públicas. Os indicadores precisam ter atributos obrigatórios: validade, confiabilidade e mensurabilidade. Entretanto, nem sempre essas três características são mantidas ao longo do tempo, por isso, é importante que os agentes públicos acompanhem os indicadores e observem se tais atributos continuam presentes, para corrigir se necessário.
Disponível em: https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/pesquisas/documentos/relatorio/relatorio_228.pdf
Considerando que o texto apresentado tem caráter meramente motivador, redija um texto dissertativo contínuo, ent…
A Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015 – Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, é uma legislação abrangente que visa assegurar os direitos das pessoas com deficiência e promover a inclusão social. Alguns dos principais pontos de discussão relacionados à sua aplicação incluem a acessibilidade e a educação inclusiva.
Além disso, a falta de recursos, a infraestrutura inadequada e a escassez de profissionais treinados são obstáculos que comprometem a eficácia dessas iniciativas. Outro aspecto importante é que a conscientização e a mudança de mentalidade são necessárias para superar o estigma social e garantir a inclu…
Texto I
Guerra contra o ‘juridiquês’ pode levar a mudanças em projetos de lei
Em vez de cadeia, “ergástulo público”. No lugar de viúvo, “consorte supérstite”. Cheque não, “cártula chéquica”.
Muitas sentenças judiciais e outros textos do Direito mostram-se incompreensíveis por causa do uso de palavras estranhas e desconhecidas, embora pertencentes ao nosso idioma, e citações em latim. O costume de dificultar, e até inviabilizar, a comunicação é comum não só entre juízes, mas também entre advogados e outros profissionais da área jurídica.
Apesar da tradição de hermetismo, a preocupação com clareza e objetividade cresce entre os próprios magistrados, e pode inspirar mudanças no projeto do novo …




Redação sobre Planejamento avaliação do projeto, foi muito interessante,. São conteúdo que a banca esta pedindo os alunos estudar
Essa questão tem a cara do melhor professor de política pública que conheço, o Renato Lacerda.
Ficou top.
Semelhante às aulas dele.
Professor Renato Lacerda, é top em tudo que ensina!
Aguardando a resolução em vídeo.
conteúdo super conectado como a ênfase do edital. Grato mestres!
Essa questão refere-se à falta de transparência e accountabillity, o que explica a situação do item I, II e III. Para o item IV, refere-se a falta de governança ao não cumprimento do LOA.