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Q265613 | TI - Sistemas Operacionais
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2024
Questão inédita Padrão de resposta Resolução em texto45 linhas Resolução de Aluno +90%

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Análise o texto apresentado a seguir:

Situação 1

O desastre aéreo de Tenerife foi um acidente aéreo ocorrido no dia 27 de março de 1977, um domingo, no aeroporto de Los Rodeos (atual aeroporto de Tenerife Norte), localizado na ilha espanhola de Tenerife, no arquipélago das Canárias.

A tragédia, na qual envolveram-se dois Boeing 747, um da KLM Royal Dutch Airlines procedente de Amsterdam e outro da Pan American, procedente de Los Angeles, matou 583 pessoas e se tornou o maior desastre aéreo da história.

Fatores combinados foram apontados como a causa do desastre, como sobrecarga abrupta no aeroporto de Tenerife, tempo ruim e erro do controle de tráfego aéreo. Este desastre tem sido amplamente utilizado em companhias aéreas para treinamento de seus funcionários.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Desastre_a%C3%A9reo_de_Tenerife

 

Situação 2

O voo AF447 da Air France foi um voo internacional de passageiros que caiu no Oceano Atlântico em 1º de junho de 2009, matando todas as 228 pessoas a bordo. O acidente foi causado por uma série de fatores, incluindo a deriva prática dos procedimentos de voo da Air France.

O voo AF447 partiu do Aeroporto Internacional de Galeão, no Rio de Janeiro, Brasil, às 22h30, horário local, com destino ao Aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, França. A aeronave era um Airbus A330-200, com capacidade para transportar até 256 passageiros.

O voo estava programado para durar cerca de 11 horas. Durante a noite, o voo enfrentou uma tempestade de gelo, que causou a formação de gelo nas asas da aeronave. O gelo aumentou a resistência ao ar e reduziu a eficiência da aeronave.

Os pilotos da Air France foram treinados para lidar com condições climáticas adversas. No entanto, eles não estavam familiarizados com as especificidades da tempestade de gelo que enfrentaram.

Com o aumento da resistência ao ar, a aeronave começou a perder altitude. Os pilotos tentaram recuperar a altitude, mas não conseguiram. A aeronave caiu no Oceano Atlântico às 2h10, horário local.

A investigação do acidente revelou que a Air France tinha uma cultura de segurança que não priorizava a prevenção de acidentes. Os pilotos da empresa eram frequentemente pressionados a cumprir os horários de voo, mesmo em condições adversas.

Além disso, a Air France não tinha procedimentos claros para lidar com condições climáticas adversas, especialmente tempestades de gelo.

Como resultado do acidente, a Air France mudou seus procedimentos de voo e treinamento de pilotos. A empresa também implementou uma nova cultura de segurança que prioriza a prevenção de acidentes.

Baseado na reportagem da CNN: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/saiba-o-quecausou-o-acidente-fatal-no-voo-da-air-france-que-ia-do-rio-a-paris-em-2009/

 

Diante das situações apresentadas, elabore um texto sobre Segurança Operacional na Aviação Civil conforme recomendações da OACI, no qual atenda, necessariamente, ao que se pede a seguir:

  1. Faça uma análise, a partir da Situação 2, indicando se ocorreu deriva prática no acidente e fundamente esta teoria em relação ao caso concreto e modelos aplicados. [valor: 10,00 pontos]
  2. Partindo do caso concreto, na Situação 1, o erro é latente ou falha ativa? Fundamente com diferença entre os erros, e explique o modelo que pode ser utilizado na compreensão da interação dos processos e fatores gerenciais na causalidade de acidentes. [valor: 8,50 pontos]

3.  Com base nos fatos narrados na Situação 1 e 2, quais os quatro componentes que constituem os fundamentos de uma State safety policy (SSP) dentro de um Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional e os benefícios de implantação deste sistema. [valor: 10,00 pontos]


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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