Leia o caso a seguir.
No momento de encerramento do primeiro trimestre em uma escola de Ensino Fundamental, a coordenadora pedagógica conduzia uma reunião com pais e responsáveis dos alunos. Uma das mães presentes na reunião levantou a mão e perguntou: “Fiquei sabendo que nossos filhos vão fazer uma avaliação do governo na semana que vem. A professora do meu filho falou em SAEB e em IDEB, do que se trata?”.
Colocando-se no lugar da coordenadora pedagógica, elabore uma resposta ao que foi perguntado pela mãe do aluno. A resposta deve ser completa e abrangente. Ela deve ponderar sobre os sentidos das políticas de avaliação e detalhar o que compreende, no ano de 2023, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e o índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Para construir sua resposta, inicie com os seguintes termos: “Na condição de coordenadora da escola […]”.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Considere o caso apresentado a seguir para responder:
Uma profissional, recém-graduada em História e professora de uma escola da rede privada de educação em uma cidade do interior de Goiás, interessou-se pelo trabalho com classes hospitalares. Embora tenha feito algumas leituras sobre o assunto, procurou um pedagogo para esclarecer dúvidas e aprofundar o seu conhecimento acerca de aspectos relacionados à inclusão no âmbito de atendimento educacional hospitalar e domiciliar.
Tendo em vista a dificuldade de locomoção, em que condições torna-se possível a atuação pedagógica da professora, pelo NAEH, em sua cidade?
Leia o texto.
07/07/2016 – Diego Vieira Machado, de 29 anos, morreu assassinado no último sábado, dia 2, no campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Seu corpo apareceu às margens da Baía de Guanabara, nu da cintura para baixo, sem documentos e com sinais de espancamento e um golpe na cabeça. A morte de um negro, gay e bolsista não só chocou o campus, que reclama há tempos da falta de segurança e iluminação, mas revelou a existência de ameaças à comunidade negra e gay da universidade.
Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2016/07/05/politica/1467723193_955040.html>. Acesso em: 1º mar. 2018.
Diante do fato, elabore um plano de ações para apresentar e disc…



