Lucas, tutor nomeado de uma adolescente de 16 anos, depara-se com uma situação delicada. A tutelada manifesta interesse em casar-se com um jovem de 18 anos. Diante desse contexto, disserte sobre seguintes questões, considerando as normas do Código Civil e os desafios éticos envolvidos:
A) Como o Código Civil aborda a capacidade para o casamento e quais são as possíveis implicações legais desse caso específico;
B) Caso Lucas decida não apoiar o casamento da tutelada, que medidas legais e cautelas éticas ele deve adotar para assegurar a validade do matrimônio; e,
C) As responsabilidades de Lucas em relação à administração dos bens da tutelada após o casamento.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A empresa Alfa Ltda., uma pequena fábrica de produtos alimentícios, vem enfrentando problemas financeiros graves nos últimos meses. Devido a uma série de má administração e decisões arriscadas por parte dos sócios, a empresa acumulou dívidas consideráveis com fornecedores, funcionários e instituições financeiras. Além disso, há dificuldade para distinguir o patrimônio dos sócios e da pessoa jurídica, com os sócios utilizando os recursos da empresa para despesas pessoais, misturando suas finanças pessoais com as da empresa de forma inadequada.
Diante dessa situação, os credores da empresa estão buscando formas de receber o que lhes é devido, considerando a possibilidade de acionar judicialmen…
Clara, menor de idade, sofreu um mal súbito e foi encaminhada ao hospital mais próximo. Chegando ao local, sua mãe, Cynthia, foi informada de que a filha tinha sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e que necessitava de internação imediata e possível intervenção cirúrgica, havendo risco de morte. A menor não possui plano de saúde e o hospital para o qual foi levada é particular.
O hospital requereu que a mãe assinasse contrato relativo a assumir a responsabilidade pelo pagamento das despesas médicas referentes ao tempo que a filha ficasse internada, até que conseguisse a sua transferência para um hospital público. A mãe fez o requerimento de vaga na rede pública de forma imediata e assi…
Considere a seguinte situação hipotética:
Em cumprimento de sentença iniciado após o trânsito em julgado de ação monitória cuja obrigação e cujos respectivos consectários legais foram reconhecidos ao autor, foi determinada a suspensão da execução, por não terem sido localizados bens passíveis de penhora. Apesar de não ter ocorrido prescrição intercorrente, a paralisação perdurou por longo período de tempo sem que houvesse qualquer diligência pelo credor.
Com base na legislação civil e processual civil vigente e no entendimento do Superior Tribunal de Justiça (STJ), responda, justificadamente, se é aplicável o instituto da supressio sobre o direito do credor na situação hipotética apresentada…



