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Q264356 | Serviço Social
Banca: Instituto ConsulplanVer cursos
Ano: 2024
Órgao: DPE PR - Defensoria Pública do Estado do Paraná
Cargo: Analista

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Determinado assistente social recém-chegado à Defensoria Pública do Estado tem a missão de atender às demandas sociais e oferecer suporte técnico em casos judiciais, remetendo à promoção dos direitos dos assistidos. No entanto, o profissional se depara com uma série de desafios em seu novo trabalho, tais como:

1. Demandas diversificadas: os atendimentos têm demandas diversas, desde questões relacionadas à questão racial até problemas de gênero, violação de direitos da criança e do adolescente, dentre outros. É crucial garantir que cada caso seja tratado de maneira específica e com atenção a tais especificidades.

2. Ética profissional e responsabilidades legais: o profissional deve estar ciente do Código de Ética Profissional e das diretrizes legais que regem o serviço social, garantindo que suas ações estejam alinhadas com os padrões éticos e legais.

3. Trabalho em equipe: o assistente social frequentemente terá que trabalhar em equipe multidisciplinar, colaborando com advogados, psicólogos e outros profissionais, para garantir o melhor suporte possível aos assistidos.

4. Atendimento a grupos vulneráveis: a Defensoria Pública lida com casos que envolvem pessoas em situação de vulnerabilidade, como crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência, dentre outros. É necessário entender as legislações específicas que protegem os grupos e como atuar de acordo com tais leis.

Considerando o exposto, disserte sobre o cargo de assistente social na Defensoria Pública, os desafios e as responsabilidades enfrentadas por ele para atender a demandas sociais diversificadas. Explique como a ética profissional, as responsabilidades legais e a colaboração em equipe desempenham um papel crucial em seu trabalho. Além disso, analise a importância de compreender as legislações específicas, que protegem grupos vulneráveis e, como isso, afeta o seu papel na promoção dos direitos dos assistidos. Os argumentos devem estar dispostos de forma clara e organizada evidenciando notório conhecimento pragmático a respeito do tema proposto.


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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