Tomar uma decisão é o processo que pode ser descrito, de forma simplista, como a escolha entre alternativas ou possibilidades, em detrimento de outras, com o objetivo de resolver um problema ou aproveitar uma oportunidade, sendo imprescindível os tomadores de decisões calcular e gerir os riscos e as probabilidades que acompanham suas decisões, pois ainda que as ferramentas utilizadas sejam sofisticadas, a imprevisibilidade está quase sempre presente no processo decisório de tomada de decisões utilizadas. Assim, toda e qualquer decisão é tomada sob uma de três condições, relacionadas ao nível de conhecimento e disponibilidade de informações sobre o problema/oportunidade.
(CARAVANTES, 2005; SOBRAL, 2008.)
Considerando as informações apresentadas, responda as questões propostas de forma clara, organizada e com argumentos que evidenciem notório conhecimento pragmático a respeito do tema proposto.
a) Cite e discorra sobre cada uma das três condições sob as quais as decisões são tomadas.
b) Relacione e explique a relação das informações com as condições de tomada de decisões.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A Administração Pública tem vivido esse período de valorização do servidor público, buscando a qualificação e a capacitação para afinar-se às necessidades sociais. E é nesse contexto que as instituições públicas vivem uma nova realidade organizacional, em que os conhecimentos devem estar alinhados à coordenação do comportamento de seus membros. Isso faz com que haja a necessidade de adoção de um modelo mais integrado e voltado para a excelência, respeitando-se as particularidades de cada esfera.
Nessa dinâmica, a gestão por competências (GPC) é imprescindível ao alcance da qualidade e eficiência do serviço público. Esse modelo gerencial propõe-se a orientar esforços para planejar, captar, d…
Accountability, um termo largamente empregado na esfera das organizações públicas, vincula-se com as áreas de controladoria e auditoria. A implementação do accountability deve ser uma preocupação dos gestores em todos os níveis no âmbito de um regime democrático, haja vista a necessidade de responsabilização demandada a partir da redefinição do papel do Estado na atualidade, alinhado com um modelo gerencial da gestão pública.
Considerando que o fragmento de texto acima tem caráter unicamente motivador, faça, necessariamente, o que se pede a seguir:
- discorra sobre os conceitos de governança e de accountability na gestão pública e sobre a relação desses temas com o papel exercido pelos tribun…
O Decreto no 9.203, de 2017, apresenta uma lista sintética de princípios e diretrizes de governança, definida a partir: i) das recomendações mais atuais de organizações internacionais especializadas no tema, em especial a OCDE e o Banco Mundial; ii) de referenciais de governança do Tribunal de Contas da União; e iii) de uma revisão da literatura especializada. A indicação de elementos abertos para auxiliar a atuação pública faz parte da tradição normativa brasileira. É o caso, por exemplo, dos princípios constitucionais que orientam a atividade administrativa – legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Apesar de difundida, a aplicação desses princípios nem sempre perm…



