Texto 1
O empreendedorismo está relacionado a construir, com as próprias mãos, a carreira. A função principal de um empreendedor é a de abrir uma empresa com o objetivo de desenvolvê-la e gerar lucros. Nesse contexto, a ambição de muitos empreendedores, ao criarem um negócio, é o motor principal para a geração de novos empregos e de novas oportunidades de trabalho. Em outras palavras, uma vida melhor para muitas famílias pode começar com a vontade de uma única pessoa em criar um novo produto.
(Nicole Martins Ferreira. “O que é empreendedorismo? Definições e significados”. www.oberlo.com.br, 04.09.2020. Adaptado)
Texto 2
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em uma pesquisa divulgada com dados até 2018, mais de 70% das empresas fundadas no país fechavam as portas em menos de dez anos de atividade. Na prática, cerca de uma em cada cinco empresas fecharam as portas em menos de um ano em operação, ou seja, 18,5% do total. Com o passar do tempo, a taxa de sobrevivência das companhias no país diminui paulatinamente. Com cinco anos em operação, cerca de metade das empresas no Brasil já encerraram as atividades.
(Alessandra Saraiva. “Maioria das empresas no país não dura 10 anos, e 1 de 5 fecha após 1 ano”. https://valor.globo.com, 22.10.2020. Adaptado)
Texto 3
Paulo Feldmann, professor de economia da Universidade de São Paulo (USP), destaca que uma das maneiras para solucionar parte da crise econômica é transformar o trabalhador desempregado em microempreendedor. Essa foi a alternativa encontrada por Cristiane Martins que, aos 39 anos, se define como microempreendedora, já que vende doces e salgados produzidos por ela. A nova ocupação surgiu depois de vivenciar a dificuldade decorrente da falta de vagas no mercado de trabalho. Outro exemplo é o de Nathália Albuquerque que, após ficar desocupada, adquiriu uma máquina para as personalizações de camisetas e, por mês, tem lucro que varia de R$ 1 mil a R$ 1,5 mil. Segundo ela, além do retorno financeiro, trabalhar com isso significa liberdade, pois ela não depende de ninguém para ter salário e trabalha na hora em que quiser.
(Augusto Fernandes, Maria E. Cardim. “Criatividade contra a crise”. www.correiobraziliense.com.br, 26.05.2019. Adaptado)
Texto 4
Toda vez que alguém é demitido do lugar onde trabalhava durante anos, logo vem aquele velho conselho: “por que você não pega esse dinheiro que recebeu e abre o próprio negócio?”. Apesar de ser inegável o potencial da ação empreendedora para gerar emprego, é preciso contrapor a visão de muitos de que ela por si só é capaz de resolver todos os problemas desse campo.
Seguindo uma vertente mais tradicional do empreendedor voltado a atender clientes, se considerado o capital inicial necessário para a abertura de uma pequena empresa, seja uma padaria ou uma franquia, o empreendedorismo não é uma solução para todos e só poderá sê-la para pouquíssimos.
Numa segunda vertente em que o empreendedor presta serviços a outra empresa, substituindo uma rígida relação patrão-empregado, o freelancer tem a possibilidade de trabalhar para múltiplos patrões. Todavia uma inserção precária nesse mercado reserva aos freelancers trabalhos por ordenados baixíssimos ou nulos e inexistência de garantias trabalhistas, como férias remuneradas e aposentadoria. Além disso, é fácil trocar profissionais em trabalhos operacionais que são abundantes.
(Gustavo Barreto. “Por que o empreendedorismo talvez não seja a solução dos nossos problemas”. https://papodehomem.com.br, 07.03.2016. Adaptado)
Com base nos textos apresentados e em seus próprios conhecimentos, escreva um texto dissertativo-argumentativo, empregando a norma-padrão da língua portuguesa, sobre o tema:
O EMPREENDORISMO PODE SER UMA SOLUÇÃO EFICAZ PARA O DESEMPREGO?
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Texto 1
A escolaridade alcançada pelos indivíduos se constitui num elemento fundamental a fim de explicar as variações encontradas em termos de status ocupacional, rendimentos e outros resultados obtidos no mercado de trabalho […]. Indivíduos que acumularam mais anos de estudo concluídos, chegando aos níveis mais elevados de escolaridade, tendem a alcançar ocupações de mais prestígio, retorno financeiro e estabilidade […].
Um dos fenômenos mais marcantes ocorridos na sociedade brasileira ao longo das últimas décadas é a formidável – porém tardia e ainda muito deficiente em termos de qualidade – expansão educacional, com a crescente elevação do nível de instrução da população.
Ao mesmo tempo,…
“– Permita que me apresente, Senhor! – disse Caspian, ajoelhando e beijando a pata do Leão. – Bem-vindo seja, príncipe – disse Aslam. Sente–se bastante forte para reinar em Nárnia? – Bem, não sei – respondeu Caspian. – Não passo de um garoto. – Muito bem! – replicou Aslam. – Se dissesse que tinha a certeza, seria prova de que não estava apto a reinar. Por isso, abaixo de mim e do Grande Rei, será rei de Nárnia, Senhor de Cair Paravel e Imperador das Ilhas Solitárias. Você e os seus descendentes, enquanto durar a sua raça. (…)”
Fonte: C.S Lewis – As Crônicas de Nárnia – Volume 4
(Príncipe Caspian)
“Muitas pessoas da Geração Z são frágeis em termos de bem-estar e autoestima. Para enfrent…
O trabalho informal é frequentemente uma consequência direta tanto do desemprego conjuntural quanto do desemprego estrutural. Esses dois tipos de desemprego têm origens e características diferentes, mas ambos podem levar as pessoas a buscar oportunidades de trabalho fora do mercado formal.
Redija um texto dissertativo, essencialmente, sobre o trabalho informal e as consequências diretas tanto do desemprego conjuntural quanto do desemprego estrutural. Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
a) A distinção entre os conceitos de desemprego conjuntural e desemprego estrutural.
b) O trabalho informal como consequência direta do desemprego conjuntural e estrutural.



