Os nômades digitais se tornaram personagens característicos da era moderna do trabalho remoto. A expressão, muitas vezes, faz imaginar um escritor ou profissional da tecnologia com seu computador, perambulando pelas ruas de uma pitoresca cidade estrangeira ou pilotando seu teclado em um café em frente à praia. Eles observam o mundo, conhecem novas pessoas e trabalham nos próprios horários. Mas os nômades digitais podem ser muitos tipos de trabalhadores diferentes. Alguns são freelancers ou terceirizados; outros são empresários que estão construindo seus negócios; e outros trabalham em cargos remotos em tempo integral para empresas ao redor do mundo.
Internet: <www.bbc.com/portuguese/> (com adaptações).
A proliferação do home office, improvável em tamanha escala antes da pandemia de covid-19, acelerou aspirações desenhadas para um futuro distante chamadas de work from anywhere, sem que esse salto fosse acompanhado dos marcos regulatórios correspondentes, o que levou a questões migratórias, trabalhistas, tributárias e até criminais.
Internet: <opopular.com.br> (com adaptações).
Desta vez, é o trabalho — e não o capital — que vai ser globalizado.
Internet: <www.socialeurope.eu> (traduzido).
Considerando que os fragmentos de texto acima têm caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo a respeito do seguinte tema.
NÔMADE DIGITAL: TURISTA OU IMIGRANTE?
Em seu texto, aborde:
1 possíveis vantagens e desvantagens para os países que recebem o trabalhador nômade digital; [valor: 7,00 pontos]
2 aspectos a serem considerados pelo trabalhador que deseja ser um nômade digital; [valor: 7,00 pontos]
3 como a nacionalidade pode impactar na mobilidade do trabalhador nômade digital. [valor: 5,00 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
O crescimento do acesso de crianças e adolescentes a ambientes digitais trouxe novos desafios à proteção integral prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA – Lei nº 8.069/1990). Questões como a exposição precoce a conteúdos impróprios, a coleta abusiva de dados pessoais e a chamada adultização de crianças em redes sociais tensionam o princípio da prioridade absoluta e exigem respostas normativas e tecnológicas. Nesse contexto, ganha relevância o conceito de “segurança por design”, que implica a incorporação, desde a concepção de plataformas digitais, de mecanismos de proteção adequados à faixa etária e ao desenvolvimento infantil.
Com base nesse cenário, redija um texto dissertat…
Profissionais das áreas da saúde e da assistência social participarão de uma nova etapa da Mobilização Nacional de Identificação de Pessoas Desaparecidas. A iniciativa alcança pessoas acolhidas em hospitais e entidades de longa permanência cujas identidades são desconhecidas. O primeiro passo do protocolo de identificação de pessoa sem identidade conhecida é a coleta de impressões digitais e fotografias. Uma equipe especializada do Sistema Único de Saúde (SUS) ou do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é acionada para os registros. Essas informações são confrontadas com os bancos de dados civis estaduais, distrital e nacional. Se a identidade não for confirmada, o próximo passo é a col…
A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) lançou recentemente a proposta de incrementar as investigações com inteligência artificial. A metodologia prevê ensinar um robô a fazer a leitura de dados específicos e os cruzamentos chave para a investigação.
O objetivo é desenvolver mecanismos que possam acelerar o combate à corrupção, fraudes e crimes cibernéticos. Isso é possível porque os softwares de última geração não apenas compreendem significados de conteúdos dentro dos documentos como também fazem correlações, sendo possível analisar milhares de páginas e estabelecer conexões automaticamente.
Clarisse Sieckenius de Souza. Avanço da inteligência artificial revoluciona
p…



