Análise as situações apresentadas a seguir:
Situação 1
Há exatos 15 anos, um Airbus A320 da TAM saído de Porto Alegre não conseguiu pousar no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e se chocou contra um prédio da própria companhia, deixando 199 mortos (sendo 187 no avião e 12 em solo). O acidente se tornou o maior da aviação comercial regular brasileira.
A tragédia de 2007 teve grande repercussão nacional e internacional. Na época, o Brasil, que seria escolhido poucos meses depois como sede da Copa do Mundo de 2014, atravessava o chamado “caos aéreo” – uma série de problemas que o setor da aviação civil enfrentou desde o ano anterior, quando um Boeing 737 da Gol se chocou com um jato Legacy e caiu na floresta amazônica, deixando 154 mortos.
As ocorrências provocaram uma série de revisões nos procedimentos da aviação comercial brasileira, que, apesar dos acidentes em 2006 e 2007, era considerada uma das mais seguras do mundo. Segundo autoridades e especialistas ouvidos pela CNN, entre as principais mudanças estão melhorias na tecnologia, na infraestrutura aeroportuária e nos treinamentos das tripulações.
Internet: <https://www.cnnbrasil.com.br/
Situação 2
O julgamento dos três réus acusados de atentado contra a segurança aérea no caso do acidente com o voo JJ 3054 da TAM, que matou 199 pessoas no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, no dia 17 de julho de 2007, tem “um sentido pedagógico importante para o país”, afirmou Ronaldo Marzagão, advogado que representa as famílias das vítimas, nesta quarta-feira (7), minutos antes do início da primeira sessão do julgamento. “As autoridades não podem se omitir quando deveriam agir, e é disso que se trata o caso”, disse o advogado. Segundo Marzagão, o pouso no aeroporto de Congonhas de uma aeronave com problemas no sistema de frenagem sob condições meteorológicas desfavoráveis, jamais deveriam ser autorizados.
Internet: <https://noticias.uol.com.br/>
Diante das situações apresentadas, elabore um texto sobre segurança operacional na aviação civil, no qual atenda, necessariamente, ao que se pede a seguir:
- Faça uma análise, a partir da Situação 1, destacando como a gestão de riscos poderia ter previsto a iminência de um acidente. [valor: 10,00 pontos]
- Partindo da análise dos especialistas na Situação 1, quais as melhorias na tecnologia, na infraestrutura aeroportuária e nos treinamentos das tripulações ajudaram na segurança dos voos brasileiros? [valor: 8,50 pontos]
- A partir da Situação 2, observa-se que ocorreu uma autorização de pouso de uma aeronave com problemas no sistema de frenagem sob condições meteorológicas desfavoráveis. Explique como um programa de segurança operacional poderia ter evitado o incidente. [valor: 10,00 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Análise as situações apresentadas a seguir:
No dia 28/4/1988, um Boeing 737-200 operado pela Companhia Aérea Aloha — voo 243 — sofreu uma falha estrutural a vinte e quatro mil pés de altitude e consequente descompressão explosiva da cabine na rota Hilo para Honolulu, Havaí. Cerca de 18 pés da fuselagem da parte estrutural traseira da porta de entrada dianteira, acima do piso da cabine de passageiros, foram separados do avião em pleno voo. Os pilotos realizaram uma descida de emergência e pousaram no aeroporto de Kahului, na ilha de Maui. A bordo, havia 89 passageiros e cinco tripulantes. Sete passageiros e um comissário de bordo sofreram ferimentos graves e uma comissária de voo morreu.
…
A partir dos trabalhos fundamentais de K. Tsilkovsky (Rússia), R. Goddart (Estados Unidos da América) e, posteriormente, E. von Braun (Alemanha) na primeira metade do século XX, a propulsão de foguetes e veículos espaciais se tornou possível. O lançamento do primeiro satélite artificial no espaço (o Sputnick, em 1957), o primeiro homem no espaço (Y. Gagarin, da ex-União Soviética, em 1961) e as várias missões à Lua feitas pela NASA, nos anos 60 e no início dos anos 70 do século passado, consolidaram a propulsão espacial à base da combustão, a chamada propulsão química.
Também a partir dos anos 70 do século XX, as missões espaciais de exploração ao sistema solar produziram resultados científ…



