Análise as situações apresentadas a seguir:
No dia 28/4/1988, um Boeing 737-200 operado pela Companhia Aérea Aloha — voo 243 — sofreu uma falha estrutural a vinte e quatro mil pés de altitude e consequente descompressão explosiva da cabine na rota Hilo para Honolulu, Havaí. Cerca de 18 pés da fuselagem da parte estrutural traseira da porta de entrada dianteira, acima do piso da cabine de passageiros, foram separados do avião em pleno voo. Os pilotos realizaram uma descida de emergência e pousaram no aeroporto de Kahului, na ilha de Maui. A bordo, havia 89 passageiros e cinco tripulantes. Sete passageiros e um comissário de bordo sofreram ferimentos graves e uma comissária de voo morreu.
As questões de segurança levantadas no relatório final do acidente incluem, entre outras, a qualidade dos programas de manutenção da Companhia Aérea. Embora a Aloha estivesse operando de acordo com as especificações e certificados da FAA (Federal Administration Aviation), a manutenção e o programa de inspeção eram deficientes. A fuselagem do avião rompeu-se devido a múltiplas rachaduras em sua superfície. Para que fosse evitada tal situação, a empresa aérea deveria ter seguido um programa de manutenção e inspeção para detectar e reparar as rachaduras antes que a mesma atingisse tal condição crítica. Por fim, entre as recomendações do relatório final estão a certificação e o treinamento periódico dos inspetores de manutenção para que estes realizem inspeções não destrutivas nas aeronaves.
National Transportation Safety Board – NTSB. Washington, D.C. 20594. Aircraft Accident Report. Aloha Airlines, Flight 243 BOEING 737-200, N73711.NTSB/AAR-89/03 (traduzido com adaptações).
Diante das situações apresentadas, elabore um texto sobre as medidas preventivas para segurança operacional, na qual atenda, necessariamente, ao que se pede a seguir:
- Faça uma análise, do acidente com o voo Aloha Airlines 243, destacando os conceitos de princípios de inspeção. [valor: 10,00 pontos]
- Partindo do conceito de inspeção, quais os tipos de inspeção e qual no caso concreto poderia ser utilizado para segurança da operação. [valor: 8,50 pontos]
- A partir dos fatos narrados, descreva o que são inspeções não destrutivas e os impactos a regulação após o incidente. [valor: 10,00 pontos]
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Análise as situações apresentadas a seguir:
No dia 28/4/1988, um Boeing 737-200 operado pela Companhia Aérea Aloha — voo 243 — sofreu uma falha estrutural a vinte e quatro mil pés de altitude e consequente descompressão explosiva da cabine na rota Hilo para Honolulu, Havaí. Cerca de 18 pés da fuselagem da parte estrutural traseira da porta de entrada dianteira, acima do piso da cabine de passageiros, foram separados do avião em pleno voo. Os pilotos realizaram uma descida de emergência e pousaram no aeroporto de Kahului, na ilha de Maui. A bordo, havia 89 passageiros e cinco tripulantes. Sete passageiros e um comissário de bordo sofreram ferimentos graves e uma comissária de voo morreu.
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