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Q259729 | Legislação Tributária dos Estados e do Distrito Federal
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2024
Questão inédita Padrão de resposta Resolução em texto30 linhas Resolução de Aluno +90%

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Miguel, residente em Rio Branco-AC, decidiu realizar a compra de um automóvel para passeio. Assim, no dia 1 de junho de 2023, realizou a reserva do veículo novo na concessionária ASA. O veículo foi adquirido no dia 1 de julho de 2023, com o preço de tabela estipulado em R$ 120.000,00. Além disso, optou por gastar mais R$ 30.000,00 para instalar um teto solar e uma central multimídia.  Todos os valores mencionados foram incluídos no valor da nota fiscal. Após isso, incorreu em despesas de R$ 1.000,00 para contratar um despachante. A operação não recebeu qualquer benefício tributário.

Todo o procedimento de registro do veículo foi realizado pelo despachante José, em 15 de julho de 2023, que declarou o valor de R$ 120.000,00, omitindo o valor dos acessórios adquiridos, com a finalidade de reduzir o pagamento do tributo. Todo o procedimento era de conhecimento de Miguel.

Com base na Lei Complementar n° 114/2002, que dispõe acerca do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), e considerando a situação narrada acima, responda de maneira justificada aos seguintes questionamentos:

  1. Qual o momento do fato gerador na situação mencionada? Explique sobre a sujeição ativa e passiva da relação tributária na situação narrada. [Valor: 3,00 pontos]
  2. Qual é o valor do imposto devido? Justifique. [Valor: 3,50 pontos]
  3. Qual a consequência de José ter registrado o valor a menor junto à repartição fiscal? Explique. [Valor: 3,00 pontos]

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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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tomasguillermopolo
tomasguillermopolo
Inscrito
1 ano atrás

1 . O momento do fato gerador do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é a data de aquisição do veículo, 1º de julho de 2023. O sujeito ativo da relação tributária, o ente estatal que detém a competência tributária para exigir o tributo, é o Estado, ou o Distrito Federal, em que situa-se o endereço da praça do automóvel (em cujo órgão de trânsito ele deve estar registrado), e o sujeito passivo, aquele que tem o dever de fazer o pagamento do tributo, é o proprietário de veículo automotor.

2. Neste caso, em se tratando de veículo de passeio, o imposto devido tem alíquota de 2%. Os acessórios, seguro e frente, integram a base de cálculo, e devem estar inclusos na nota fiscal. Não é o caso, contudo, das despesas de despachante. Portanto, o valor a ser recolhido é de R$6.000,00 (seis mil reais).

3. O registro à menor do valor junto a repartição fiscal configura evasão fiscal, de modo que deverá ser lavrado o auto de infração, aplicando a penalidade de multa de 50% do valor do tributo, além de multa moratória correspondente ao tempo ao atraso no pagamento, 0,5% por dia de atraso, limitados a 2% ao mês, e correção monetária, sem prejuízo de representação fiscal para que o ministério público promova ação penal por sonegação fiscal, ante a conduta dolosa. Ressalta-se, ainda, a responsabilidade solidária do despachante (mandatário) pelo tributo e pena pecuniária, tendo em vista que agiu com excesso de poderes e inflação à lei.