UML (unified modeling language) é uma família de notações gráficas, apoiada por um metamodelo único, que ajuda na descrição e no projeto de sistemas de software, particularmente daqueles construídos utilizando o estilo orientado a objetos (oo). Entre todos os diagramas da uml, o diagrama de classe é o mais utilizado. Nesse contexto, apresente a definição, propriedades, operações e associações de um diagrama de classe.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Em uma equipe formada por web designers, desenvolvedores e outros profissionais, surge um conflito relacionado à importância do teste de usabilidade para ser executado em um importante projeto em andamento. Embora alguns membros da equipe acreditem que é uma etapa fundamental para garantir a qualidade e a satisfação do usuário final, outros membros defendem que o teste de usabilidade é demorado, caro e desnecessário. Você deve resolver esse conflito com ao menos três sólidos argumentos que apontem os benefícios do teste e seus ganhos quando comparados às desvantagens apontadas por alguns membros da equipe.
No contexto de um ambiente de desenvolvimento, na Universidade do Estado do Amapá (UEAP), o gerente de projetos fornece ao Analista de Tecnologia da Informação/Desenvolvedor de Sistemas um diagrama de classe denominado ContaCorrente (Figura 01), que inclui informações relevantes para uma seção específica do projeto em desenvolvimento. Além disso, o gerente apresenta um trecho de código, na linguagem de programação Java, relacionado ao sistema em desenvolvimento e solicita a análise do código.
Analise as informações apresentadas a seguir e responda:
a) O que são e o que representam os itens: conta, agencia, saldo, nomeCliente apresentados na seção intermediária do diagrama de classe contaCorr…
Na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, para a criação de programas computacionais de apoio à gestão de recursos internos, foi solicitado que o técnico legislativo utilizasse um processo de metodologia ágil de desenvolvimento de software. O processo escolhido pelo técnico foi o Extreme Programming (XP). Explique o que é o processo XP e, a seguir, cite e explique as suas práticas.



