Leia a anamnese a seguir.
Paciente do sexo feminino, 47 anos, procurou a unidade de saúde queixando-se de dor, vermelhidão e inchaço no membro inferior esquerdo. A paciente relatou que os sintomas começaram há mais ou menos 10 dias, após uma viagem longa, na qual permaneceu sentada durante períodos superiores a 6 e 8 horas seguidas. Informou ser hipertensa, sedentária, fumante e fazer uso de anticoncepcional oral.
Durante o exame físico apresentou-se lúcida e orientada no tempo e no espaço, eupneica, afebril, anictérica, acianótica, tempo de enchimento capilar < 2 seg, pressão arterial = 130×80 mmHg, frequência cardíaca = 90 bpm e frequência respiratória = 17 rpm.
No momento da avaliação o MIE estava edemaciado, eritematoso, com calor local, empastamento da panturrilha e rigidez muscular. Além disso, durante a avaliação da paciente, foram identificados os sinais de Homans, Bandeira e Bancroft (todos positivos).
Com base na anamnese e no quadro clínico apresentado, a principal suspeita diagnóstica é Trombose Venosa Profunda – TVP.
a. Apresente as características da TVP, sua classificação de acordo com as veias envolvidas e duas complicações dela decorrentes.
b. Indique a Tríade Clássica da TVP e descreva seus componentes.
c. Avalie os fatores apresentados pelo paciente que predispõem ou aumentam o risco de TVP e associe esses fatores aos componentes da Tríade citada.
d. Descreva os sinais de Homans, Bandeira e Bancroft, identificados durante o exame físico.
e. Indique os cuidados de enfermagem na assistência ao paciente com TVP e as medidas de prevenção recomendadas
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
As Nações Unidas fixaram a data de 1º de janeiro para alcançar 100% dos casos tratados e 100% dos enterros das vítimas de forma segura,…
Um funcionário do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, 50 anos, sentiu-se mal durante o expediente de trabalho e foi conduzido ao serviço de saúde do órgão. Durante o atendimento, ele apresentou uma parada cardiorrespiratória (PCR). Iniciou-se então ressuscitação cardiopulmonar (RCP), oxigenação, terapia medicamentosa, que incluiu o uso de epinefrina e amiodarona. A monitorização cardíaca evidenciou um quadro de fibrilação ventricular.
Diante do caso apresentado, responda aos itens a seguir.
I. Um aspecto importante na assistência ao paciente em PCR é a realização de uma RCP adequada. Cite quatro condutas/aspectos que caracterizam uma RCP de alta qualidade.
II. Aponte se a arritmia apr…
Considere a seguinte situação hipotética:
Paciente do sexo masculino, 60 anos, tabagista há mais de 25 anos, hipertenso, com quadro de enfisema pulmonar. Apresenta dispneia ao menor esforço, tosse produtiva, sonolência, fadiga e cianose. PA: 110 x 70 mmHg; FC: 105 bpm; FR: 28 irpm; SpO2: 86% em ar ambiente; Tax: 37º C e IMC: 18,4 kg/m². Gasometria: pH 7,29; PaCO2 49 mmHg; HCO3 28.
1. Identifique os principais achados na palpação, percussão e ausculta característicos de um quadro de enfisema pulmonar.
2. Apresente o que a gasometria indica e por que isso acontece.
3. Apresente o que o IMC indica.
4. Indique quatro possíveis diagnósticos de Enfermagem na assistência a esse paciente.
5. Indique…



