Considere que João é servidor de uma Vara Federal que possui competência para apreciar ações de improbidade administrativa propostas em face de agentes públicos, pela prática de ilícitos contra a União. Por determinação da Corregedoria do Tribunal, foi determinada a elaboração de relatório descrevendo as ações de improbidade pendentes na Vara, bem como a indicação do estágio atual da instrução processual.
Por saber que a Lei nº 8.429/92 passou por profundas modificações e que a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal fixou parâmetros sobre a aplicação dessas inovações aos processos em curso, João também deseja inserir no relatório alguns elementos importantes sobre a possibilidade de prescrição dessas ações e a viabilidade jurídica de seu prosseguimento em função da descrição de fato feita em cada uma das petições iniciais. Na descrição deseja tratar, portanto, da possibilidade prescrição e da permanência da modalidade culposa de improbidade administrativa.
Com base nessa situação hipotética, responda:
a) De que forma se dá a contagem da prescrição intercorrente nas ações de improbidade administrativa? As novas regras sobre a prescrição se aplicam aos processos em curso? Explique.
b) Considerando que a legislação excluiu a responsabilidade por improbidade por conduta culposa, é autorizada a aplicação dessa regra aos processos em curso? Explique. O que é dolo, de acordo a Lei nº 8.429/92?
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Considere que João é servidor público da Secretaria de Gestão e responsável pelo setor de compras da Prefeitura X. Por saber que, em breve, será obrigatório o uso da Lei nº 14.133/21, procurou o setor de controle interno da Prefeitura para obter assessoramento sobre as práticas que deverão ser adotadas pelo órgão público para garantir a conformidade de suas contratações, bem como para ter ciência de que forma a nova lei impacta a atuação de alguns agentes públicos importantes no processo de execução dos contratos.
Na condição de auditor de controle interno, responda, de forma fundamentada, se:
a) as funções de gestor contratual e fiscal contratual devem ser exercidas por servidores públicos;
Considere que a Empresa de Cinema e Audiovisual da Cidade de São Paulo S.A tem, dentre o conjunto de suas atribuições, o objetivo de promover a internacionalização da cidade de São Paulo/SP, mediante o fomento a produções audiovisuais que a utilizem como parte do cenário.
Após ter acesso a essa informação, duas produtoras de filmes independentes apresentam pedidos de concessão de patrocínio à Spcine, no valor de R$ 40.000,00 (quarenta mil reais), sob a justifica de que os valores serão utilizados para subsidiar dos custos necessários à participação em festivais de filmes internacionais.
Os requerimentos administrativos foram digitalizados e inseridos em um processo administrativo eletrônico.…
Considere que João é advogado de empresa pública municipal responsável pela prestação do serviço de águas e esgotos. O provimento do emprego foi precedido de prévia aprovação em provas e títulos e João exerceu o cargo por mais de 20 anos. A empresa desempenhava a atividade em regime de monopólio e as execuções de suas condenações para pagar quantia certa se submetiam ao regime de precatórios, segundo decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal.
No ano de 2021, a empresa em questão foi extinta e o serviço público concedido a empresa privada, mediante procedimento que seguiu rigorosamente o rito constitucional e legal. Apesar da pressão de um grupo expressivo de exfuncionários e de parlame…




O prazo prescricional da ação de improbidade administrativa é de 08 anos, contados da ocorrência do fato ou, no caso de infrações permanentes, do dia que cessou a permanência. O novo regime prescricional é irretroativo, aplicando somente às condutas ímprobas praticadas após a mudança legislativa em respeito ao princípio da segurança jurídica.
A revogação da modalidade culposa do ato de improbidade administrativa aplica-se aos processos em curso, desde que não haja o trânsito em julgado. Pontua-se que o ato de improbidade administrativa não é crime, não tendo a ação de improbidade administrativa natureza penal. Dessa forma, não há aplicação do princípio da retroatividade da lei penal mais benéfica, devendo ser observado o princípio da imutabilidade da coisa julgada.
Por força das alterações trazidas pela lei 14.230/2021, dolo é a vontade livre e consciente de alcançar os resultados previstos no art. 9°, 10 e 11 da Lei 8.429/1992, não bastando a voluntariedade do agente. Portanto, passou-se a exigir dolo específico para caracterização do ato de improbidade administrativa.