Considere que a União propôs execução fiscal visando a cobrança de crédito tributário de Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) em face de Pedro, em dezembro de 2013. No mesmo dia de distribuição do processo, foi proferido despacho autorizando a expedição de mandado para a citação do réu. Em função do acúmulo de trabalho na central de mandados, o oficial de justiça somente conseguiu cumprir o ato, positivo, em janeiro de 2015. Após o decurso do prazo para pagamento voluntário, em maio de 2015, a Procuradoria da Fazenda Nacional solicitou a penhora dos ativos financeiros do réu, o que foi acolhido e cumprido no mesmo mês.
Com a resposta do insucesso da medida constritiva, a PFN recebeu os autos em vista pessoal em fevereiro de 2016 e solicitou agora a penhora livre dos bens móveis não impenhoráveis localizados no imóvel do réu. Antes de a medida ter sido apreciada, em março de 2023, Pedro ofereceu exceção de pré-executividade suscitando a extinção dos créditos tributários, em função da prescrição intercorrente.
Com base nessa situação hipotética, responda:
a) É constitucional regra disciplinando a prescrição intercorrente de crédito tributário, firmada por lei ordinária? Explique.
b) Qual é a forma de contagem do prazo da prescrição intercorrente, de acordo a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça? Explique.
c) A prescrição pode ser arguida em exceção de pré-executividade? Quais são os requisitos para o uso desse instrumento processual?
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Maria ajuizou, em 20 de janeiro de 2020, ação indenizatória em face da Companhia SP de Transporte, Seguradora Bom Recurso (emitente de apólice em favor da primeira ré, com cobertura de danos causados a terceiros) e do Hospital Pronto Atendimento.
Alegou na inicial, em síntese, que, no dia 15 de março de 2015, sofreu um acidente na plataforma de acesso da primeira ré (que estava em obras) e, em razão do fato, teve uma fratura exposta no tornozelo, ficando internada por seis meses e totalmente incapacitada para o trabalho, pelo prazo de um ano, após a alta hospitalar. Sofreu também redução permanente da capacidade laborativa, sequelas para a caminhada e veio, ainda, a ser submetida a duas ciru…
A empresa Franchising Fish and Chips propôs mandado de segurança preventivo, no ano de 2018, com o objetivo de não efetuar o recolhimento de Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) incidente sobre a atividade de franquia (item 10.04, da Lista Anexa de Serviços à LC no 116/03), sob a justificativa de que os recursos financeiros recebidos em função da execução desses serviços não são precedidos da execução de “obrigação de fazer”, mas da simples exploração de um modelo de negócios, circunstância que torna inconstitucional a cobrança do tributo.
Seguindo a jurisprudência do Tribunal de Justiça de São Paulo, o Juízo de primeiro grau proferiu sentença de mérito acolhendo a pretensão d…
Considerando o sistema brasileiro de precedentes, conceitue e diferencie tese, ratio decidendi e obiter dictum, esclarecendo, justificadamente, qual(is) desses elementos é(são) vinculante(s).



