Texto I
Avanço da inteligência artificial abre debate sobre riscos da tecnologia
O bioquímico e escritor de ficção científica russo-americano Isaac Asimov (1920-1992) foi responsável por antecipar e popularizar, em meados do século XX, o conceito de inteligência artificial na literatura. Influenciado pela emergente corrida espacial e pela ebulição tecnológica de seu tempo, Asimov explorou temas como moralidade, ética e as consequências da inovação para a humanidade. No livro “Eu, Robô”, lançado em 1950, ele reúne nove contos que mostram a evolução dos autômatos ao longo do tempo. Os enredos se passam em um mundo no qual uma série de regras, chamadas “Três Leis da Robótica”, protegem os seres humanos das máquinas.
Visionário, Asimov anteviu em sua obra os temores expressos na carta divulgada há alguns dias pelo Future of Life Institute, organização que busca reduzir o risco de grandes tecnologias para a humanidade. Com milhares de assinaturas, a missiva pede aos laboratórios de pesquisa que parem imediatamente – e por pelo menos seis meses – desenvolvimento dos modelos de inteligência artificial, que estariam se tornando perigosamente ativos na realização de tarefas cada vez mais complexas. “Esses sistemas só devem progredir quando estivermos confiantes de que seus efeitos serão positivos e seus riscos, gerenciáveis”, adverte o texto.
(Por Alessandro Giannini. Em: 10/04/2023.)
Texto II

(RISCO – Imagem falsa do presidente francês Emmanuel Macron: montagens são difíceis de ser identificadas. Midjourney.)
(Disponível em: https://veja.abril.com.br/tecnologia/avanco-da-inteligencia-artificial-abre-debate-sobre-riscos-da-tecnologia.)
Texto III
Os avanços da tecnologia salvam vidas e ajudam garantir mais saúde e longevidade
Desde os primórdios da humanidade, a evolução do homem está associada à sua busca por tornar a vida mais fácil e prática. Das armas criadas para se defender dos predadores e caçar, passando pela invenção da roda, que revolucionou os meios de transportes, até os dias de hoje, com as facilidades de comunicação, é possível afirmar que, junto com a capacidade de adaptação, os avanços tecnológicos garantiram a sobrevivência e a perpetuação da raça humana.
Nos últimos 100 anos, no entanto, a humanidade experimentou um salto tecnológico jamais visto, o que impactou a sociedade em vários aspectos: na maneira de vestir, de comunicar, de deslocar, de consumir, de aprender e se divertir, dentre outros. A saúde, por exemplo, é uma das áreas que mais se beneficiou com o impulso tecnológico no último século. As inovações que surgem dia a dia na medicina vêm contribuindo para diagnósticos cada vez mais rápidos e tratamentos muito mais efetivos, além de contribuir para antecipar e prevenir o surgimento de patologias futuras. A transformação digital dos últimos anos trouxe novidades, como as cirurgias robóticas assistidas que, por meio de braços mecânicos conduzidos por médicos à distância, permite a realização de procedimentos complexos, em áreas delicadas do corpo de maneira menos invasiva e mais segura para o paciente.
(Disponível em: https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/especial-publicitario/bem-viver-em-minas/convivio-com-a-tecnologia/noticia/2021/11/24/os-avancos-da-tecnologia-salvam-vidas-e-ajudam-garantir-mais-saude-e-longevidade.ghtml.)
Produza uma dissertação, com base nos textos motivadores, tendo como tema:
“Utilização das tecnologias da informação no cotidiano da sociedade no século XXI”.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Texto I
A Terra está superaquecendo. De acordo com os dados da NASA, a temperatura média em 2020 superou de 1,02 grau aquela do período 1950-1980. O aquecimento global, além de provocar o derretimento das geleiras e o aumento do nível do mar, desencadeia outras mudanças climáticas, como a desertificação e o aumento de fenômenos extremos, entre os quais furacões, inundações e incêndios: a alteração do clima pode causar danos incalculáveis.
A comunidade científica é unânime em atribuir a causa às emissões antropogênicas de gases de efeito estufa na atmosfera, em particular a partir da época da revolução industrial. O principal entre esses, o dióxido de carbono, provém em grande parte do setor…
Texto I
Internetês é a nova linguagem da internet
A necessidade de escrever mais rápido e de forma dinâmica fez com que a comunicação ganhasse até um nome próprio: o internetês. Diante desse cenário, será que escrever com base em emoticons e abreviações afeta o aprendizado das regras ortográficas?
Para a linguista Camilla Duarte, o falante nativo de língua portuguesa sabe reconhecer a ortografia considerada correta dentro da convenção da escrita e também utilizar a ortografia empregada no internetês. “Somos aptos a lidar com as diversas variações da língua. São mudanças que surgem para preencher algumas lacunas que os novos tempos impõem. O internetês apareceu porque temos menos tempo para n…
Texto I
O receio acerca do avanço da inteligência artificial é sempre fomentado pela ausência de conhecimento exato de como essas máquinas funcionam e pela dinamicidade que impera no âmbito científico, o que estimula a insegurança humana acerca de tal acúmulo de experiências. Isso sem falar de Blade Runner (1982), sob a direção de Ridley Scott, que desde a década de 80 suscita imaginários de máquinas replicantes que supostamente existiriam em Los Angeles no ano de 2019.
(Fonte: Gabriela Buarque.
Responsabilidade civil e inteligência artificial – Os desafios impostos pela inovação tecnológica.)
Texto II
Desafios para a regulação da inteligência artificial no Brasil
A inserção de novas tecnolo…



