Instruções a serem seguidas na construção das respostas:
Para responder aos itens desta questão, escreva, apenas, o código completo das classes Jogador e GerenteJogo. Isso inclui o código apresentado no enunciado e o código que fará parte da resposta que deve ser escrita (escreva esse código).
É possível acrescentar o código que quiser nas classes Jogador e GerenteJogo, mas não é permitido suprimir nem modificar as variáveis de instância que fazem parte do código do enunciado. Não é permitido, também, modificar as interfaces
Observado e Observador nem acrescentar ao código do enunciado novas classes e/ou interfaces.
Uma empresa disponibiliza um site na Web em que grupos de 3 a 6 pessoas podem jogar partidas de Banco Imobiliário on-line.
O design do servidor do jogo está baseado nos padrões Observer e Singleton. Parte do código Java das classes e das interfaces que compõem o servidor é mostrado a seguir:
public interface Observador {
public void notifica(String jogada);
}
public interface Observado {
public void registra(Observador o);
public void remove(Observador o);
}
public class Jogador {
public Jogador( ) {
}
public void notifica(String jogada) {
// este método não precisa ser implementado
// pois isso é irrelevante para a questão
}
}
import java.util.ArrayList;
public class GerenteJogo {
private ArrayList<Observador> jogadores=new ArrayList<Observador>();
}
Nesse contexto, escreva um código Java que permita implementar os padrões Singleton e Observer, de acordo com a sequência de eventos descrita abaixo.
• Complete as classes GerenteJogo (observado) e Jogador (observador), de modo que um jogador se registre junto ao gerente do jogo, quando o construtor de classe Jogador for executado. Quando receber a solicitaçâo de registro, o observado terá de inserir o observador na lista de observadores (variável jogadores). Esse registro tem de seguir o protocolo relativo ao padrão Singleton.
• Implemente o método do observado que irá permitir que um jogador seja removido da lista de observadores (variável jogadores).
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1. Mínimo
2. Máximo
3. Média
4. f(Média), em que
f(n)=3+f(n-2)+f(n-1), quando n>=10
f(n)=1, quando n<10
Dados:
Utilize a linguagem de programação que desejar, dando maior importância à lógica do algoritmo. No entanto, não utilize funções de bibliotecas específicas, como cálculo da média em vetores. Desenvolva seu próprio raciocínio para o cálculo dos elementos solicitados.
Suponha que o vetor já esteja em memória, não sendo necessário, portanto, realizar a leitura dos números.
Considere que uma equipe do Ipea desenvolveu um módulo Python que oferece serviços muito úteis aos demais sistemas desse instituto. As funções que compõem esse módulo são exibidas a seguir, sendo o código relativo a cada uma dessas funções irrelevante para a resolução dessa questão.
# Módulo m01.py – V1
def func01(parm1, parm2):
# código irrelevante para a questão
return
def func02(parm1, parm2):
# código irrelevante para a questão
return
def func03():
# código irrelevante para a questão
return
def func04(parm1, parm2):
# código irrelevante para a questão
return
def func05(parm1, parm2, parm3):
# código irrelevante para a questão
return
# fim do módulo m01.py
A API desse módulo é compo…
A rápida evolução da Tecnologia da Informação (TI) e o crescimento da demanda por recursos computacionais obrigam as empresas a buscarem formas eficientes de implementar, gerir e escalar as suas aplicações e a sua infraestrutura. Nesse contexto, surge o conceito de DevOps (Desenvolvimento e Operações), que, de acordo com a RedHat[1], é “uma abordagem de cultura, automação e design de plataforma que tem como objetivo agregar mais valor aos negócios e aumentar a capacidade de resposta às mudanças por meio de entregas de serviços rápidas e de alta qualidade”.
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