O segmento de seguros privados é um mercado regulado e, portanto, as entidades que nele operam estão sujeitas à supervisão pelo agente regulador desse segmento (Susep), e também à obrigatoriedade de fornecer informações adicionais a esse agente, possibilitando a atividade regulatória. A partir de 2022, a Susep passou a exigir das entidades supervisionadas por ela a elaboração do Relatório Consolidado Prudencial (RCP).
Nesse contexto, considerando as exigências normativas para a elaboração do RCP, e de acordo com o Manual de Práticas e Procedimentos Contábeis do Mercado Segurador (Susep, 2022), elabore um texto, abordando:
• qual é o objetivo do RCP;
• qual é o perfil da entidade supervisionada responsável pela elaboração do RCP;
• quais são as entidades supervisionadas que devem ser consideradas no RCP e mencionando uma entidade que não está sujeita a essa consolidação;
• duas demonstrações contábeis que devem constar do RCP;
• qual é a data-base do RCP e qual é o prazo de envio desse relatório à Susep;
• qual é o nível de asseguração exigido na auditoria do RCP.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
1.16.4.1 – Fica vedada às instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil a realização de reavaliação de ativos de uso próprio e a constituição das respectivas reservas de reavaliação (Res. 3.565 art. 1º).1.16.4.2 – A vedação para a constituição das reservas de reavaliação aplica-se, inclusive, para as decorrentes de reavaliação de bens de coligadas e controladas.
A supervisão e a fiscalização do sistema de previdência complementar fechado são realizadas pela Previc. Sendo assim, as entidades fechadas de previdência complementar devem observar as exigências regulamentadas pela Previc.
Nesse contexto, quanto ao conteúdo do estudo técnico que abrange a adequação das hipóteses atuariais e a obtenção de autorização de utilização de taxa de juros fora do intervalo, considerando-se o tratamento de contribuições e pagamentos de benefícios nas diversas modalidades de planos de entidades fechadas de previdência complementar, elabore um texto, que apresente os seguintes aspectos:
• o conceito de Teste de Adequação de Passivos e a sua importância para a entidade…
A Resolução CNSP nº 391, de outubro de 2020, estabelece regras para emissão de dívida subordinada por sociedades seguradoras, sociedades de capitalização, resseguradores locais e entidades abertas de previdência complementar, constituídas sob a forma de sociedades anônimas. Uma dívida subordinada classificada nessa norma pode ser uma debênture, uma nota comercial ou qualquer outro instrumento de dívida emitido por uma sociedade seguradora ou entidade aberta de previdência complementar, dentre outras.
Nesse contexto, considere a hipótese de que uma entidade aberta de previdência complementar tenha interesse em emitir uma dívida subordinada. Sabendo-se que, em conformidade com a Resolução CNSP…



