Um meme circulou recentemente pelas redes sociais, principalmente entre jornalistas, com a seguinte mensagem, em espanhol: “Si una persona dice que llueve y otra dice que no, tu trabajo como periodista no es darle voz a ambas. Es abrir la ventana y ver si está lloviendo”. (Tradução: “Se uma pessoa diz que está chovendo e outra diz que não está, seu trabalho como jornalista não é dar voz a ambas, mas sim, abrir a janela e ver se está realmente chovendo ou não”)
Com base nas teorias e legislações que regem a profissão e a prática do jornalismo, elabore respostas que contemplem a questão proposta a seguir e seus subitens:
a) Cite e explique dois pontos de reflexão, provocados pelo meme, sobre o ofício do jornalista, tendo em vista a conduta desse profissional e o exercício da profissão.
b) Cite e explique a teoria do jornalismo a que o meme remete.
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Um meme circulou recentemente pelas redes sociais, principalmente entre jornalistas, com a seguinte mensagem, em espanhol: “Si una persona dice que llueve y otra dice que no, tu trabajo como periodista no es darle voz a ambas. Es abrir la ventana y ver si está lloviendo”. (Tradução: “Se uma pessoa diz que está chovendo e outra diz que não está, seu trabalho como jornalista não é dar voz a ambas, mas sim, abrir a janela e ver se está realmente chovendo ou não”)
Com base nas teorias e legislações que regem a profissão e a prática do jornalismo, elabore respostas que contemplem a questão proposta a seguir e seus subitens:
a) Cite e explique dois pontos de reflexão, provocados pelo meme, sobre o…
Trecho do relatório de 2023 do Instituto Reuters, que faz um levantamento anual da situação do jornalismo digital no mundo, incluindo estatísticas e resultados de entrevistas:
Continuamos a monitorar os principais pontos de acesso às notícias on-line e a analisar o impacto no consumo junto a diferentes grupos. Todos os anos, vemos o acesso direto a aplicativos e websites [jornalísticos] tornar-se menos importante e as redes sociais tornarem-se mais importantes devido à sua onipresença e conveniência. No nível agregado, atingimos um ponto de virada nos últimos anos, com a preferência pelas redes sociais (30%) ampliando agora a sua liderança sobre o acesso direto (22%). […] Em partes da Ásia, …



