A NBC TA 300 (R1)/2016 trata dos aspectos técnico-conceituais do planejamento de auditoria das demonstrações contábeis, da definição de estratégias para a execução do trabalho e do desenvolvimento do plano de auditoria. Esse planejamento, se feito adequadamente, torna-se uma ferramenta auxiliar para realização da auditoria das demonstrações contábeis.
Para orientar o desenvolvimento do plano de auditoria, o auditor deve estabelecer a estratégia global, definindo ações que direcionam esse trabalho.
Nesse contexto, considerando a hipótese de um auditor necessitar explicitar a importância desse plano de auditoria, elabore um texto, apresentando, de forma fundamentada e de acordo com a NBC TA 300 (R1)/2016, 2 (dois) benefícios decorrentes de um planejamento adequado de auditoria, e 4 (quatro) ações que devem estar presentes na definição da estratégia global de um planejamento de auditoria.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
- Rotação do Ativo (Giro do Ativo);
- Margem de lucro (Margem líquida);
- Retorno sobre o Ativo.
b) a finalidade e a interpretação técnica dos três indicadores acima mencionados utilizados na Revisão Analítica. [Valor: 7,50 pontos]
A NBC CTA 02, de 27 de fevereiro de 2015, tem por objetivo orientar os auditores independentes na emissão de seu relatório sobre as demonstrações contábeis referentes aos exercícios findos a partir de 30 de dezembro de 2010.
O item 18 dessa norma apresenta as orientações para o caso de a entidade optar pela apresentação das demonstrações contábeis de forma separada.
No contexto da apresentação das demonstrações contábeis de forma separada por opção da entidade, e de acordo com a NBC CTA 02/2015, elabore um texto abordando:
• Em que consiste essa apresentação das demonstrações contábeis de forma separada;
• Quais as providências que o auditor independente deve adotar quanto à emissão do relat…
O Sr. J. S. é um jovem contador, com o devido registro no Conselho Regional de Contabilidade, que tem pretensão de atuar como auditor independente de uma grande firma de auditoria. O Sr. J. S. fez estágio em uma firma durante o curso de graduação e tem se dedicado para prestar o exame de qualificação técnica, que lhe permitirá buscar uma posição para atuar na área. Uma das primeiras coisas que o jovem J. S. aprendeu, a partir do estudo da NBC PA 400, foi que, na realização de trabalhos de auditoria, requer-se que as firmas cumpram com os princípios fundamentais e sejam independentes. Porém, J. S. também aprendeu que há situações em que a independência é ameaçada, o que pode acarretar muitas …



