Ao analisar o mercado de capacetes para motociclistas, um analista destacou a atuação de duas empresas.
A empresa X oferece aos consumidores um único modelo de capacete que é vendido a preços inferiores aos dos concorrentes. A propaganda da empresa enfatiza a confiança no produto, que atende às normas de segurança, e reforça o preço mais baixo de seus capacetes. Segundo o analista, o segredo do sucesso da empresa X está em seu tamanho, pois ela é a maior empresa do setor e conta com a maior planta de produção de capacetes da região. Dado o grande volume produzido, os custos fixos são diluídos em mais unidades produzidas, e a empresa consegue comprar equipamentos de manufatura especializados que geram ainda mais economias de custos.
A empresa Y oferece no mercado um capacete de altíssima resistência e com diversas praticalidades. A propaganda do capacete produzido pela empresa Y mostra que foi incorporado ao equipamento um componente tecnológico exclusivo que permite conexão sem fio com o telefone celular do usuário. Alto-falantes e microfones embutidos no capacete permitem que o usuário interaja com o assistente de voz de seu aparelho, ouça música ou fale ao telefone. Além disso, mensagens de texto ou mapas de ruas podem ser projetados na viseira do capacete, fazendo com que o usuário permaneça conectado o tempo todo. Produzido de forma quase artesanal em uma pequena fábrica, os capacetes da empresa Y são vendidos a preços mais altos, mas são considerados pelos consumidores os melhores à disposição no mercado.
a)Como se pode perceber, as empresas X e Y praticam diferentes estratégias no nível do negócio. Classifique a estratégia praticada pela empresa X e pela empresa Y e aponte as bases para cada uma das estratégias de negócios genéricas praticadas.
b) Supondo que há uma grande concentração de mercado dos fornecedores de componentes plásticos para capacetes, explique como a ameaça de um fornecedor poderoso pode afetar a estratégia praticada pela empresa X e como essa empresa pode resistir a esse tipo de ameaça.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
De acordo com o Manual de Oslo, as inovações podem ser classificadas em quatro tipos: de produto/serviço, de processo, organizacional e de marketing.
Dentre esses tipos de inovação, um exemplo foi a criação de um larvicida biológico por uma startup com foco em biotecnologia, um produto inofensivo ao homem, mas eficaz contra as larvas do Aedes aegypti. Sua formulação contém cristais proteicos, produzidos por uma bactéria (Bti) que provoca a mortalidade das larvas. O Bti para ação larvicida já era utilizado na agricultura, mas o produto da empresa é o primeiro a ser disponibilizado com formulação e concentração que permite o uso doméstico e a venda livre.
Embora a empresa tenha nascido com…
A verificação da efetividade de uma política passa, necessariamente, por uma avaliação qualificada que produza resultados confiáveis para o aprimoramento das políticas e para justificar investimentos ou economia de recursos. Assim, no contexto das políticas públicas, essas análises desempenham papel essencial na determinação e no alcance dos objetivos e das prioridades do governo.
https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/avaliacao-de-politicas-publicas
Considerando que o texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo contínuo, entre 45 e 60 linhas, a respeito da importância da fase de avaliação na efetividade das políticas públicas. Em seu texto, aborde necessar…
O desenho estrutural de uma organização consiste em um conjunto de decisões sobre os elementos estruturais analisados com o propósito de definir a estrutura adequada às estratégias da organização e ao ambiente organizacional. As estruturas organizacionais refletem diferentes usos da cadeia de comando na departamentalização. Além dos departamentos, nas estruturas organizacionais são definidos os canais por onde fluem a autoridade e a comunicação.
- Sobral; A. Peci. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Person, 2008, p. 179. (com adaptações).
Considerando que o fragmento de texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca dos princ…



