ESCRITÓRIO CORPORATIVO DE GOVERNANÇA E GESTÃO ESTRATÉGICA
Atribuições
Ao Escritório Corporativo de Governança e Gestão Estratégica compete assessorar a gestão da estratégia organizacional, o que inclui as ações de planejamento estratégico, desdobramento da estratégia, monitoramento da execução e reavaliação da estratégia organizacional e respectivos objetivos e metas; assessorar a gestão corporativa de projetos estratégicos, o que inclui a definição e monitoramento do portfólio de projetos necessários à implementação da estratégia organizacional; assessorar a gestão da estrutura organizacional do Senado Federal; elaborar e acompanhar o dimensionamento de pessoal das unidades administrativas do Senado Federal; coordenar a gestão corporativa de processos organizacionais; coordenar projetos de melhoria de processos críticos da organização; apoiar a proposição de políticas de gestão e governança; assessorar a administração e os colegiados de âmbito administrativo do Senado Federal nas diversas ações de Governança Corporativa, inclusive na Gestão de Riscos Organizacionais; coordenar a Rede de Escritórios Setoriais de Gestão do Senado Federal; propor a implantação de padrões, métodos, ferramentas e modelos de processos corporativos de gestão; coordenar a gestão corporativa da informação gerencial, incluindo a análise e consolidação de informações gerenciais da administração do Senado Federal.
Baseando-se nos frameworks aplicáveis, discorra sobre os grupos de processos e as áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos, detalhando ao menos dois de cada um deles.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Um órgão da administração pública federal responsável pela execução de políticas sociais enfrenta dificuldades persistentes na entrega de serviços à população. Apesar de dispor de estrutura organizacional formalizada, normas internas detalhadas e rígidos fluxos procedimentais, os resultados institucionais permanecem insatisfatórios, com elevados prazos de atendimento, baixa resolutividade das demandas e insatisfação dos usuários.
Auditorias internas e relatórios de controle externo indicam que a ênfase excessiva no cumprimento estrito de regras formais, na hierarquização das decisões e no controle de meios tem limitado a capacidade do órgão de inovar, adaptar-se às demandas sociais e avaliar…
O planejamento estratégico CAU 2013-2023 sedimenta as bases de um Conselho com excelência organizacional, transparente, inovador e financeiramente sustentável, para servir à sociedade, assegurando eficácia no atendimento aos 4.702 profissionais e às seiscentas e setenta empresas do setor no estado, compromissado com a qualidade e a modernidade.
Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás. Relato integrado 2022. Goiânia: CAU-GO (com adaptações).
Considerando que o texto acima tenha caráter exclusivamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do tema a seguir.
Gestão de pessoas por competências
Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
a) diferenciação en…
A FUNPRESP-EXE promoveu capacitação voltada ao planejamento estratégico, destinada a todos os gerentes e diretores da organização. O evento, que aconteceu no auditório da fundação, durante todo o dia, teve como objetivo nivelar o conhecimento dos participantes, facilitando assim o trabalho de construção do novo planejamento estratégico da instituição para os anos de 2025 a 2029. O diretor-presidente da Funpresp destacou a importância do evento. “Essa capacitação é essencial para que todos os gestores estejam alinhados com a visão estratégica da nossa fundação. Um planejamento bem-feito é a base para alcançarmos nossos objetivos de eficiência, transparência, baixo custo, produtos e serviços a…



