A empresa X está passando por dificuldades. A conjuntura econômica não está favorável e a concorrência, após a globalização, é muito grande. O faturamento tem caído e os custos têm aumentado. Algumas medidas de economia devem ser implementadas urgentemente, ou a empresa não sobreviverá. As principais são: cortar 25% do quadro de funcionários, que tem 40 pessoas, redistribuir as tarefas e mudar para um escritório menor. Estas medidas provocam uma instabilidade nos funcionários que tendem a ficar estressados e inquietos trazendo, consequentemente, uma perda na produtividade, que já não estava boa. Os sócios estão pensando nos diferentes problemas que devem ser resolvidos e nas opções de decisão. As decisões devem ser tomadas dentro de uma perspectiva humanística, sem machucar as pessoas que serão dispensadas nem comprometer a motivação ou a lealdade das que ficarem.
Descreva como as decisões serão tomadas justificando sua ação para:
- Comunicar as ações de mudança aos funcionários (comunicação escrita, oral, não verbal; antes e depois dos cortes).
- Descrever o desenvolvimento da mudança na formação de equipes (tomar a decisão pelo uso de equipes de trabalho, planejar a implementação: início, realidade e inquietação, equipes centradas em líderes, equipes rigorosamente formadas, equipes autogerenciadas).
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Leia a seguinte situação hipotética:
Carla é uma mulher trans negra que trabalha como técnica administrativa em um órgão público federal. Apesar de possuir um histórico de bom desempenho, relata ter sido alvo de comentários pejorativos de colegas sobre sua identidade de gênero e aparência. Além disso, o sistema de cadastro funcional ainda exibe seu nome anterior, mesmo após a retificação em cartório. Quando buscou apoio junto ao setor de gestão de pessoas, recebeu como resposta que a instituição “ainda não havia se adaptado” às mudanças. Carla também observa que, nas ações afirmativas internas, a política de igualdade racial e de gênero não contempla de forma específica pessoas trans, limita…
Brasil é o terceiro maior consumidor de redes sociais
em todo o mundo
O uso de evidências tem sido consolidado como um dos pilares contemporâneos da formulação de políticas públicas. Documentos oficiais, como o Guia de Análise Ex Ante da CGU e a Lei 14.129/2021 (Governo Digital), reforçam a necessidade de decisões fundamentadas, interoperabilidade de sistemas, governança de dados e mecanismos de participação cidadã.
Nesse contexto, discorra sobre como o uso adequado de evidências, aliado aos princípios de governo digital e ética pública, pode reduzir riscos, aprimorar a transparência e gerar políticas públicas mais efetivas. Ao desenvolver sua resposta, aborde:
- o papel dos indicadores SMART…
Segundo documento de avaliação de políticas públicas do Governo Federal:
“Indicadores são dados que possibilitam desde acompanhar o andamento até medir o cumprimento dos objetivos de uma política. Eles se referem à quantidade, à qualidade, ao cronograma e aos custos observados comparativamente. Uma vez fixados durante a elaboração ex ante, por meio de um modelo lógico, os indicadores definem quais dados devem ser coletados para que se possa realizar o acompanhamento da implementação e a avaliação sobre a obtenção ou não dos resultados esperados.
É importante que se estabeleçam indicadores suficientes para a verificação de todos os níveis de objetivos do programa, podendo ser necessário mais …



