Texto 1
Praias e festas com gente bonita e alegre bebendo são comuns em anúncios publicitários de cervejas. Essas cenas atraem os adolescentes e estão diretamente associadas ao consumo da bebida alcoólica por jovens entre 11 e 16 anos, que não teriam idade para ingerir esse tipo de produto. É o que mostra um estudo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
A pesquisa também revelou que os jovens prestam muita atenção aos anúncios e dizem acreditar que as propagandas retratam apenas a verdade. Isso, segundo os pesquisadores, tem relação com o consumo precoce do álcool. “Os jovens já têm até uma marca preferida de cerveja”, diz a psiquiatra e autora do estudo, Roberta Faria.
O vice-presidente de uma associação de anunciantes que representa, entre outras, algumas indústrias de cerveja contesta a pesquisa, mas admite que os fabricantes sabem que a publicidade tem influência sobre o consumo de cerveja por adolescentes. “Sabemos que há um vazamento do sinal além do público-alvo do produto”, diz.
(Propaganda estimula jovens a beber, diz estudo. Veja. http://veja.abril.com.br. 29.04.2011. Adaptado)
Texto 2
No Brasil, observa-se uma grande diversidade de estratégias de publicidade de bebidas alcoólicas, principalmente de cerveja, em todos os períodos da programação de TV. “Ignora-se que, entre o público-alvo, estão grupos com idade abaixo da permitida por lei (menores de 18 anos)”, destaca a psicóloga Ilana Pisnky, idealizadora do Seminário Álcool, Tabaco e a Publicidade. Em uma análise de 420 horas de programação, foram encontradas 7359 peças publicitárias. Dessas, 438, ou 7,6%, eram de bebidas alcoólicas, ficando com o sexto lugar de produto mais anunciado. Outro levantamento conduzido por Ilana Pinsky avaliou os anúncios de quatro canais da TV aberta durante duas semanas e durante três períodos de elevada audiência: Carnaval e Copa do Mundo, eventos que atraem a atenção à TV, e a Páscoa, período de descanso em que a televisão também é fonte de lazer e diversão.
“Os resultados mostraram que existe uma relação direta na transmissão da propaganda de bebidas em todos os períodos do dia, com destaque para a transmissão relacionada a esportes. Não houve nenhum programa esportivo que não tivesse bebidas alcoólicas entre os anúncios”, relata Ilana Pinsky.
Esse é um problema grave que deve servir de alerta para alterações nas políticas públicas, em que se incluem a redução da disponibilidade do álcool, punições a quem dirige alcoolizado, intervenções breves e a restrição à publicidade, entre outras.
“Essas evidências do consumo de álcool entre jovens são ainda mais preocupantes por sabermos que, neles, os efeitos podem ser ainda mais devastadores. Além de estar atrelado a maior parcela de acidentes de carro e agressões entre os jovens, o consumo de bebidas alcoólicas entre os adolescentes pode provocar sérias alterações comportamentais, sendo ainda a principal porta de entrada para o consumo de outras drogas. Isso apenas para resumir os estragos provocados pela bebida”, afirma Ilana Pinsky.
(A influência da publicidade no consumo de álcool entre os jovens. Administradores. http://www.administradores.com.br. 26.06.2010. Adaptado)
Texto 3
A propaganda de bebidas alcoólicas de fato encoraja o consumo de álcool entre adolescentes? A resposta é incerta, na medida em que os estudos divergem sobre o tema. Alguns apontam para uma pequena influência das propagandas sobre as vendas e o consumo de bebidas alcoólicas, com um possível efeito acumulativo que ocorre com o tempo e com a exposição. Há pesquisas científicas que apontam para a inexistência de qualquer relação entre propaganda e comportamento de consumo de bebidas alcoólicas, ao passo que outros artigos se referem para uma relação positiva entre exposição às propagandas ou resposta positiva para essas propagandas e intenção de fazer uso de álcool na idade adulta.
Contudo, as pesquisas mencionadas são transversais, ou seja, são retratos de um determinado momento, e, desse modo, são susceptíveis a uma interpretação errônea da relação de causa e efeito (não se sabe o que veio antes, a propaganda ou o uso de bebidas alcoólicas), necessitando-se, assim, de estudos complementares para futura averiguação dos fatos.
(As propagandas de bebidas alcoólicas levam o adolescente a beber? Resultados de um estudo longitudinal. Cisa. http://www.cisa.org.br. Adaptado)
Com base nos textos apresentados e em seus próprios conhecimentos, escreva uma dissertação, empregando a norma-padrão da língua portuguesa, sobre o tema:
A publicidade é determinante para o consumo de álcool entre jovens?
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Texto 1
A adolescência consiste em uma fase de transição da infância para a vida adulta, na qual a perda da identidade infantil, oriunda das modificações corporais, cognitivas e das novas demandas sociais, implica a busca de uma nova identidade. Nessa etapa da vida humana, o indivíduo reconstrói seu universo interno na busca da identificação com novos ideais para a construção da sua subjetividade (ou seja, aquilo que diz respeito aos seus sentimentos, a sua opinião sobre diversos assuntos e a sua maneira de ver o mundo). Nessa busca, as referências desses adolescentes não são mais apenas os pais ou os cuidadores familiares, mas também personalidades impessoais, vindos da expansão tecnológica…
Texto I
Ao falar sobre o direito de igualdade, é preciso ter a honestidade intelectual para reconhecer que há um grande déficit de justiça entre nós. Nem todos os brasileiros são tratados com igual consideração quando buscam o serviço público da justiça. Em vez de se conferir ao que busca a restauração dos seus direitos o mesmo tratamento e consideração que são dados a poucos, o que se vê, aqui e acolá — nem sempre, mas é claro, às vezes sim —, é um tratamento privilegiado, preferência desprovida de qualquer fundamentação racional.
Internet: <noticias.stf.jus.br> (com adaptações).
Texto II
A Justiça brasileira recebeu mais de 38 milhões de novos casos para julgar em 2024. O número é re…
Texto 1
Cada vez mais, empresas e fábricas implantam tecnologias acionadas por algoritmos inteligentes e que trabalham lado a lado das pessoas. Uma das maiores referências de Inteligência Artificial (IA) no mundo, Andrew Ng, prevê que o avanço da Inteligência Artificial tem potencial para adicionar mais de 10 trilhões de dólares na economia global até 2030.
De fato, os robôs substituirão os humanos em muitos trabalhos, mas o que muitas pessoas não veem é que isso não é necessariamente algo negativo ou para se temer. Uma automação feita com Inteligência Artificial resolve problemas cotidianos mais recorrentes, principalmente, e isso dá a oportunidade para as pessoas focarem em atividades mais…



