Paciente do sexo masculino, 62 anos, com histórico de tabagismo há 42 anos, procura fisioterapeuta para intervenção de atendimento respiratório devido a queixas de dispneia e fraqueza muscular generalizada, que está afetando a sua qualidade de vida. Ele relata ainda que possui diagnóstico de doença pulmonar obstrutiva crônica, do tipo enfisema pulmonar. Esse é um perfil de paciente bastante comum nas clínicas de fisioterapia respiratória, e as consequências da doença afetam diretamente a qualidade de vida do indivíduo. Sabendo-se da importância da atuação fisioterapêutica no paciente com doença pulmonar obstrutiva crônica, e que, quando compreende-se o processo fisiopatológico da doença, tem-se mais autonomia para direcionar o tratamento, estabeleça a relação entre a explicação da fisiopatologia da doença apresentada pelo paciente do caso clínico, com as alterações biomecânicas viscerais e musculares gerados no sistema respiratório desse paciente.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Paciente do sexo feminino, 78 anos, com diagnóstico de osteoartrose há 15 anos, procura clínica de fisioterapia para fazer atendimento enquanto aguarda cirurgia de artroplastia total de quadril direito (em 1 mês será submetido ao procedimento). Na avaliação fisioterapêutica, foram detectados presença de limitação de amplitude de movimento em todos os eixos da articulação de quadril acometido, fraqueza muscular importante de glúteo médio e iliopsoas em MID, demais músculos de MMII com diminuição de força, porém menos evidentes que nos músculos citados. Paciente relata dificuldade e dor ao subir degraus, e encontra-se deambulando com auxílio de bengala. Considerando o caso clínico apresentado,…
Paciente do sexo masculino, 62 anos, com histórico de tabagismo há 42 anos, procura fisioterapeuta para intervenção de atendimento respiratório devido a queixas de dispneia e fraqueza muscular generalizada, que está afetando a sua qualidade de vida. Ele relata ainda que possui diagnóstico de doença pulmonar obstrutiva crônica, do tipo enfisema pulmonar. Esse é um perfil de paciente bastante comum nas clínicas de fisioterapia respiratória, e as consequências da doença afetam diretamente a qualidade de vida do indivíduo. Sabendo-se da importância da atuação fisioterapêutica no paciente com doença pulmonar obstrutiva crônica, e que, quando compreende-se o processo fisiopatológico da doença, tem…



