Analise o caso hipotético a seguir:
C.P.M. é um jovem de 22 anos que está no quarto período do curso de Licenciatura em Física, na modalidade a distância, de uma universidade pública situada na região centro-oeste do país. O polo que frequenta conta com uma tutora presencial que possui formação em Licenciatura em Física. O Analista de Apoio Pedagógico em Educação Especial recebeu uma demanda de que o estudante encontrava-se em progressiva perda de visão, em um primeiro momento, ele analisou o histórico escolar do discente, o qual apresentava reprovações em diversas disciplinas e trancamentos integrais em determinados período; verificou, também, que a Universidade forneceu material didático digital e um computador com software leitor de tela para o qual o acadêmico recebeu treinamento a fim de saber manuseá-lo adequadamente. No momento da entrevista com o Analista, C.P.M relatou que, ainda assim, estava encontrando dificuldades, sendo a principal delas o fato de que o programa não realizava a leitura de elementos gráficos, como: equações, tabelas e figuras, e isso estava comprometendo seriamente sua apreensão de conteúdo, tornando-o mais dependente da tutora para realizar as leituras desses elementos nos encontros presenciais, sendo que esse tempo deveria estar sendo usado para a solução de exercícios e o esclarecimentos de dúvidas.
A partir do caso apresentado:
a) Defina o que é Tecnologia Assistiva.
b) Disserte sobre como os serviços de Tecnologia Assistiva se organizam para corroborar com a inclusão escolar e quais são seus objetivos.
c) Apresente uma possibilidade de Tecnologia Assistiva a ser realizada pelo Analista de Apoio Pedagógico em Educação Especial que auxiliará C.P.M. na apreensão dos elementos gráficos dos materiais didáticos.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
O ensino de língua inglesa pautado em métodos pedagógicos tradicionais não tem dado conta do atual cenário de ensino. De acordo com Gallardo e Oliveira (2018), é imprescindível ao professor de língua inglesa dominar competências linguísticas e competências pedagógicas de forma que a formação crítica de tal professor seja eficaz. Explique o que vem a ser competência linguística e competência pedagógica no contexto de ensino de língua inglesa.
Analise o caso hipotético a seguir:
C.P.M. é um jovem de 22 anos que está no quarto período do curso de Licenciatura em Física, na modalidade a distância, de uma universidade pública situada na região centro-oeste do país. O polo que frequenta conta com uma tutora presencial que possui formação em Licenciatura em Física. O Analista de Apoio Pedagógico em Educação Especial recebeu uma demanda de que o estudante encontrava-se em progressiva perda de visão, em um primeiro momento, ele analisou o histórico escolar do discente, o qual apresentava reprovações em diversas disciplinas e trancamentos integrais em determinados período; verificou, também, que a Universidade forneceu material didático d…
A ginástica, como componente da cultura corporal, constitui um dos conteúdos que são trabalhados nas aulas de educação física escolar. Nesse sentido, cite: os aspectos fundamentais da ginástica; e as principais capacidades físicas e habilidades motoras a serem desenvolvidos no âmbito escolar. Discorra também, sobre a importância em abordar esse conteúdo ao longo das séries do ensino fundamental e médio.



