Além dos custos com a compra de assinaturas de publicações periódicas, a gerência de uma biblioteca universitária constatou que esse serviço também apresenta problemas de comunicação que geram altos custos operacionais em dois contextos: 1) problemas relativos ao recebimento das publicações adquiridas, bem como dos documentos fiscais de compra por parte dos fornecedores, 2) problemas relativos ao atendimento aos usuários da biblioteca.
Tais problemas têm prejudicado a obtenção de novas assinaturas e dificultado o desenvolvimento de suas coleções, impressas e eletrônicas, e de publicações seriadas.
Com vistas a propor melhorias do serviço de modo alinhado com a gestão, você, como Bibliotecário(a), foi contratado(a) para elaborar um plano com estratégias de comunicação com base no Marketing de relacionamento para a resolução da situação descrita.
Observadas as características da situação apresentada:
a) explique a importância do marketing de relacionamento nessa situação;
b) cite qual é o primeiro passo para o planejamento das estratégias a serem adotadas;
c) discorra sobre uma estratégia do marketing de relacionamento que pode contribuir para melhorar a comunicação no âmbito do serviço de aquisição de assinaturas de periódicos da biblioteca.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Contextualize sobre quem é o bibliotecário e quais as competências e habilidades requeridas para que ele desempenhe o papel de agente transformador social na Sociedade do Conhecimento.
A resposta deve ser redigida em afinidade com a bibliografia sugerida no Edital de Abertura.
O que é, qual é a origem e o que estabelece o “Princípio da Conveniência do Usuário” (ou “Princípio do Interesse do Usuário”), difundido na Declaração de Princípios Internacionais de Catalogação?
Considere que você presta serviços ou foi contratado para elaborar a Política de Desenvolvimento de Coleções de uma biblioteca Municipal, sabendo que esta é tão importante quanto o acervo. Lembrando que é impossível adquirir toda a literatura editada sobre a área ou especialidade, e sim focar nas necessidades do usuário, dos recursos humanos, equipamentos, espaço físico ou seja criar um norte para a formação e gerenciamento de coleções. A PDC deverá ter: A biblioteca; Cobertura temática; Processo de aquisição; Processo de seleção (qualitativa, quantitativa); Processo de avaliação do acervo e Inventário. Explique como você desenvolveria tal solicitação.



