) Uma crise é capaz de afetar ou destruir a reputação de uma marca, sua imagem, sua credibilidade, o clima organizacional, a confiança de seus clientes, bem como seus resultados econômicos e financeiros. Isso pode ocorrer com uma empresa ou instituição, pública ou privada, e pode se prolongar por vários anos. Tendo em vista esses pontos, é fato a importância estratégica de um planejamento empresarial que inclua o gerenciamento da comunicação de crises.
Uma empresa do ramo alimentício foi alvo de uma medida da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que suspendeu a fabricação, a comercialização, a distribuição e o uso de todos os seus produtos em estoque. A medida foi adotada após a detecção de falhas graves de higiene, controle de pragas e rastreabilidade. O posicionamento da empresa diante dos consumidores, realizado pelo Instagram, foi controverso, uma vez que, inicialmente, ela adotou um discurso de defesa própria mais firme e, depois, o atenuou, afirmando estar cumprindo todas as exigências da Anvisa, mesmo não concordando com algumas alterações determinadas. A empresa, que se destacava nas prateleiras dos supermercados pelo preço acessível e curta lista de ingredientes, passou a ser lembrada por polêmicas. Afinal, com as mídias sociais, as informações se propagam em progressão exponencial: em questão de minutos, milhares de consumidores são atingidos, e bastam poucas horas para se ter milhões de consumidores impactados. Considerando o caso e as informações apresentadas, explique o conceito de gerenciamento de crise e quais estratégias essa marca deveria adotar para gerenciar essa crise.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
) Uma crise é capaz de afetar ou destruir a reputação de uma marca, sua imagem, sua credibilidade, o clima organizacional, a confiança de seus clientes, bem como seus resultados econômicos e financeiros. Isso pode ocorrer com uma empresa ou instituição, pública ou privada, e pode se prolongar por vários anos. Tendo em vista esses pontos, é fato a importância estratégica de um planejamento empresarial que inclua o gerenciamento da comunicação de crises.
Uma empresa do ramo alimentício foi alvo de uma medida da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que suspendeu a fabricação, a comercialização, a distribuição e o uso de todos os seus produtos em estoque. A medida foi adotada após a…
A ferramenta de escrita tradicional da assessoria de imprensa é o release, um texto que contém as principais informações sobre um fato que se queira noticiar, oferecido como sugestão de pauta às redações. Tem a estrutura de uma notícia comum e pode conter fotografias, vídeos ou outros conteúdos multimídia. O release é o material de ligação entre a empresa e a mídia. Seu objetivo é despertar o interesse dos jornalistas para apurarem a notícia sugerida de maneira mais detalhada, visando à divulgação dela sem ônus para a organização assessorada.
O setor de endomarketing de uma indústria moveleira de Arapongas-Paraná, desenvolveu um projeto com o objetivo proporcionar aos familiares de seus cola…
As crises, em diferentes cenários, podem ser consideradas situações adversas, imprevistas e potencialmente prejudiciais, que podem afetar organizações, indivíduos, governos ou comunidades. Em tempos de mídias sociais digitais, as crises ganharam novos patamares, e assuntos passaram a repercutir ainda mais. Os efeitos de uma crise ultrapassam as fronteiras da organização, impactando na rotina e no desempenho das atividades de toda a organização. Assim como outras instituições, públicas ou privadas, as Câmaras Municipais não estão imunes a crises. Nesse sentido, no que tange ao gerenciamento de crises e ao trabalho da assessoria de comunicação em uma Câmara Municipal, elabore um texto disserta…



