Mário faz parte da equipe de planejamento do orçamento de uma universidade estadual e está avaliando os custos para equipar um laboratório de tecnologia para atendimento à demanda de um novo curso na área das Ciências Tecnológicas que a Instituição de Ensino Superior (IES) irá ofertar. O total de recursos para a aquisição de equipamentos e acessórios necessários, que deverá ser toda importada de países como Hong Kong e China, foi estimado em US$ 60,000 (sessenta mil dólares). A cotação da moeda estrangeira, na data do envio da proposta para o Departamento de Compras é R$ 5,05, mas, a data da efetivação do pagamento deverá ocorrer em cerca 60 dias após. Avaliando as previsões dos principais para os indicadores macroeconômicos publicados no Relatório Focus, e também outros institutos de pesquisa renomados, Mário verificou que a previsão é de que haja uma apreciação de 10% da moeda doméstica (o Real). Por motivo de precaução, ele decidiu emitir um parecer em que considera dois cenários diferentes: um que segue as previsões do mercado; e outro cenário distinto, para o qual considerou que poderia ocorrer uma depreciação cambial de 5%. Portanto, no planejamento para equipar o novo laboratório, consideram-se as seguintes situações:
CENÁRIO 1: ocorre uma apreciação de 10% da moeda doméstica;
CENÁRIO 2: ocorre uma depreciação de 5% da moeda doméstica.
Com base nas informações apresentadas, de forma objetiva, explique:
a) Qual é valor deverá ser gasto, em reais, no pagamento dos equipamentos, considerando o Cenário 1 e o Cenário 2? (Obs: use 2 casas decimais).
b) O que é um processo de apreciação cambial e de depreciação cambial.
c) Descreva um efeito de cada um desses processos (apreciação e depreciação), considerando-se que tudo o mais permaneça constante.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.



