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Q244367 | Economia e Finanças Públicas
Banca: Instituto AOCPVer cursos
Ano: 2023
Órgao: UEAP - Universidade do Estado do Amapá

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Mário faz parte da equipe de planejamento do orçamento de uma universidade estadual e está avaliando os custos para equipar um laboratório de tecnologia para atendimento à demanda de um novo curso na área das Ciências Tecnológicas que a Instituição de Ensino Superior (IES) irá ofertar. O total de recursos para a aquisição de equipamentos e acessórios necessários, que deverá ser toda importada de países como Hong Kong e China, foi estimado em US$ 60,000 (sessenta mil dólares). A cotação da moeda estrangeira, na data do envio da proposta para o Departamento de Compras é R$ 5,05, mas, a data da efetivação do pagamento deverá ocorrer em cerca 60 dias após. Avaliando as previsões dos principais para os indicadores macroeconômicos publicados no Relatório Focus, e também outros institutos de pesquisa renomados, Mário verificou que a previsão é de que haja uma apreciação de 10% da moeda doméstica (o Real). Por motivo de precaução, ele decidiu emitir um parecer em que considera dois cenários diferentes: um que segue as previsões do mercado; e outro cenário distinto, para o qual considerou que poderia ocorrer uma depreciação cambial de 5%. Portanto, no planejamento para equipar o novo laboratório, consideram-se as seguintes situações:

CENÁRIO 1: ocorre uma apreciação de 10% da moeda doméstica;

CENÁRIO 2: ocorre uma depreciação de 5% da moeda doméstica.

Com base nas informações apresentadas, de forma objetiva, explique:

a) Qual é valor deverá ser gasto, em reais, no pagamento dos equipamentos, considerando o Cenário 1 e o Cenário 2? (Obs: use 2 casas decimais).

b) O que é um processo de apreciação cambial e de depreciação cambial.

c) Descreva um efeito de cada um desses processos (apreciação e depreciação), considerando-se que tudo o mais permaneça constante.


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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