A avaliação de desempenho é um processo que visa medir e melhorar o desempenho dos trabalhadores e das organizações, por meio de critérios, indicadores, metas e feedbacks. O processo pode ter diferentes finalidades, como reconhecimento, remuneração, desenvolvimento, planejamento, controle e prevenção. A prevenção, especialmente de saúde do trabalhador, versa em um conjunto de ações com a finalidade de promover e proteger a saúde física, mental e social dos trabalhadores, por meio da identificação e eliminação dos riscos ocupacionais, da promoção de hábitos saudáveis, da assistência médica e psicossocial e da reabilitação profissional. Nesse contexto, a política de avaliação de desempenho individual e institucional pode ser uma ferramenta de prevenção de saúde do trabalhador, desde que seja realizada de forma participativa, transparente, justa e contínua.
Considerando as informações, atenda aos questionamentos:
A) Quais são alguns dos benefícios da política de avaliação de desempenho para a prevenção de saúde do trabalhador?
B) Quais são as principais dificuldades e limitações que podem comprometer a eficácia da política de avaliação de desempenho como ferramenta de prevenção à saúde do trabalhador?
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Uma certa Secretaria Estadual de Saúde, chamada SaúdeX, decidiu implementar um Programa de Educação Continuada (PEC) para seus servidores, visando melhorar a qualidade dos serviços prestados à população. O programa consistia em oferecer cursos on-line, seminários presenciais e grupos de estudos para os servidores que quisessem se atualizar em áreas relacionadas à saúde, gestão e ética pública, bem como políticas públicas. Foi baseado nos conceitos de treinamento e desenvolvimento para educação continuada, o qual defende que o aprendizado é um processo contínuo e dinâmico, que deve ser adaptado às necessidades e interesses dos indivíduos e das organizações. Além disso, também foi inspirado no…
A gestão e controle de processos e projetos desempenham um papel fundamental na administração de corporações e na busca pela eficiência dessas organizações. Essa prática envolve a coordenação de recursos, o monitoramento do progresso e a implementação de estratégias para atingir metas e objetivos predefinidos.
Considerando o texto acima, redija um texto dissertativo respondendo necessariamente aos seguintes questionamentos:
- Como a gestão de processos e projetos se diferenciam?
- Qual a importância do uso de softwares, ferramentas e metodologias na gestão e controle de processos e projetos?
- Qual é o papel da definição de indicadores de desempenho (KPIs) na gestão e controle de processos…
A Administração Pública tem vivido esse período de valorização do servidor público, buscando a qualificação e a capacitação para afinar-se às necessidades sociais. E é nesse contexto que as instituições públicas vivem uma nova realidade organizacional, em que os conhecimentos devem estar alinhados à coordenação do comportamento de seus membros. Isso faz com que haja a necessidade de adoção de um modelo mais integrado e voltado para a excelência, respeitando-se as particularidades de cada esfera.
Nessa dinâmica, a gestão por competências (GPC) é imprescindível ao alcance da qualidade e eficiência do serviço público. Esse modelo gerencial propõe-se a orientar esforços para planejar, captar, d…



