Em determinada auditoria perante uma Entidade Fechada de Previdência Complementar (EFPC), o auditor evidencia que a instituição auditada não está adotando plenamente as Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC) em suas práticas contábeis, bem como registra os lançamentos contábeis com base no princípio da competência, significando que na determinação do resultado são computadas receitas, adições e variações positivas auferidas no mês, independentemente de sua efetiva realização, como também despesas, deduções e variações negativas incorridas no mês correspondente.
Considerando a situação hipotética, discorra sobre os tópicos a seguir:
a) Em quais situações a EFPC poderia se eximir de seguir plenamente as NBCs e como o auditor deverá expressar no relatório de auditoria sobre tais fatos? Justifique.
b) De acordo com a Resolução CNPC nº 43, de 6 de agosto de 2021, em que hipóteses poderá haver registros contábeis efetuados com base no regime de caixa e qual a forma de divulgação desta exceção?
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Antônio é auditor e está realizando uma auditoria para a empresa XR. No planejamento e na execução da auditoria, Antônio se deparou com uma recusa da administração em fornecer uma representação solicitada. Ele acredita que é razoável pensar que o documento omitido pela administração pode influenciar as decisões econômicas dos usuários tomadas com base nas demonstrações contábeis como um todo. Porém, Antônio está em dúvida se deve levar em consideração tal recusa da administração na execução da auditoria.
De acordo com a NBC TA 200 (R1) – Objetivos gerais do auditor independente e a condução da auditoria em conformidade com normas de auditoria, a NBC TA 500 (R1) – Evidência de auditoria, bem …
O caso da suspeita de fraude em instituição financeira
Um auditor independente assumiu a condução da auditoria independente em uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil (BCB) e, ao analisar as transações e os registros financeiros, se deparou com uma situação complexa: detectou transações suspeitas e irregularidades com evidências significativas que indicam uma possível fraude financeira.
O fato constitui-se em uma situação grave e, preocupante, podendo causar sérias implicações legais e financeiras. Entretanto, para apuração e investigação adequadas torna-se necessária a quebra do sigilo bancário.
Considerando o contexto apresentado, disserte sobre os se…
A Norma Brasileira de Contabilidade – CTA 23, de 15 de maio de 2015, dispõe sobre procedimentos que devem ser observados quando o auditor independente for contratado para emitir Carta-Conforto em conexão com processo de oferta de títulos e valores mobiliários.
Neste contexto, considere os mandamentos a seguir:
a) A Carta de Contratação, que deve definir claramente o alcance dos trabalhos e as responsabilidades do auditor independente em relação aos serviços a serem por ele prestados na oferta, relacionados com a emissão das Cartas-Conforto, é celebrada por quais partes?
b) Disserte sobre cinco dos principais objetivos subjacentes à exigência de obtenção pelo auditor independente de Carta de …



