O caso da suspeita de fraude em instituição financeira
Um auditor independente assumiu a condução da auditoria independente em uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil (BCB) e, ao analisar as transações e os registros financeiros, se deparou com uma situação complexa: detectou transações suspeitas e irregularidades com evidências significativas que indicam uma possível fraude financeira.
O fato constitui-se em uma situação grave e, preocupante, podendo causar sérias implicações legais e financeiras. Entretanto, para apuração e investigação adequadas torna-se necessária a quebra do sigilo bancário.
Considerando o contexto apresentado, disserte sobre os seguintes questionamentos:
a) Identificar qual a responsabilidade do auditor externo, inclusive na prevenção e detecção de fraudes.
b) Explique o item 6 da NBC TA 240 (R1) – Responsabilidade do auditor em relação a fraude, no contexto da auditoria das demonstrações contábeis: “Como descrito na NBC TA 200, item 51, os efeitos potenciais das limitações inerentes são particularmente significativos no caso da distorção resultar de fraude. O risco de não ser detectada uma distorção relevante decorrente de fraude é mais alto do que o risco de não ser detectada uma fraude decorrente de erro”.
c) Apontar quais práticas e comportamento o auditor externo precisa adotar nas situações de fraudes e erros contábeis para minimizar o risco de que os mesmos não sejam detectados.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A Norma Brasileira de Contabilidade – CTA 23, de 15 de maio de 2015, dispõe sobre procedimentos que devem ser observados quando o auditor independente for contratado para emitir Carta-Conforto em conexão com processo de oferta de títulos e valores mobiliários.
Neste contexto, considere os mandamentos a seguir:
a) A Carta de Contratação, que deve definir claramente o alcance dos trabalhos e as responsabilidades do auditor independente em relação aos serviços a serem por ele prestados na oferta, relacionados com a emissão das Cartas-Conforto, é celebrada por quais partes?
b) Disserte sobre cinco dos principais objetivos subjacentes à exigência de obtenção pelo auditor independente de Carta de …
Um contador auferiu provento em função do exercício profissional decorrente de prática ilícita. Desse modo, transgrediu um preceito da NBC PG 01 – Código de Ética Profissional do Contador. A infração ética foi sancionada com a aplicação de penalidade.
Na aplicação das sanções éticas ao contador, disserte, indicando, de acordo com a NBC PG 01 – Código de Ética Profissional do Contador:
a) três penalidades que podem ser aplicadas, segundo a gravidade;
b) três fatos que podem ser considerados como atenuantes; e,
c) três fatos que podem ser considerados como agravantes.
A Norma Brasileira de Contabilidade – NBC TR 2400, trata da responsabilidade do auditor na condução dos trabalhos de revisão de demonstrações contábeis e desempenha papel primordial na asseguração da qualidade dessas demonstrações. Na condução dos trabalhos de revisão de demonstrações contábeis, o auditor executa indagações e aplica procedimentos analíticos para obter evidências apropriadas e suficientes como base para expressar uma conclusão de conformidade com os requisitos da NBC TR 2400 sobre as demonstrações contábeis como um todo. O auditor, ao expressar sua conclusão no relatório, com base na obtenção de segurança limitada, incluirá uma descrição da natureza do trabalho de revisão, pa…



