Considere que Lúcia é servidora pública da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e, no dia 27 de julho de 2022, concluiu um curso de especialização, com o fim de aumentar seus vencimentos por meio do recebimento do Adicional de Especialização. No dia 28 de julho de 2022, em uma quinta-feira, o Reitor expediu uma portaria suspendendo o recebimento de todos os requerimentos de implantação do Adicional de Especialização e, no mesmo dia, Lúcia teve ciência de que não poderia nem mesmo realizar o pedido pretendido. Em face da situação, Lúcia impetrou mandado de segurança no dia 28 de novembro de 2022 contra o ato coator praticado pelo Reitor da referida universidade, requerendo o reconhecimento do direito ao adicional. No dia 30 de novembro de 2022, a autoridade coatora foi notificada e no dia 05 de dezembro teve ciência do feito o órgão de representação judicial da pessoa jurídica interessada. Diante da flagrante ilegalidade da conduta do reitor, foi concedida a segurança, a qual transitou em julgado no dia 01 de março de 2023. No dia 01 de abril de 2023, Lúcia ajuizou ação de cobrança dos valores pretéritos à impetração do mandado de segurança que reconheceu o seu direito, e o réu foi citado no dia 15 de março.
Com base na situação hipotética e no disposto na jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, responda de forma fundamentada:
a) Lúcia impetrou o mandado de segurança dentro do prazo previsto na Lei de Mandado de Segurança? Explique.
b) Qual a natureza do prazo para impetração do mandado de segurança? O prazo deve ser contado em dias úteis ou corridos?
c) Qual o termo inicial dos juros de mora na ação de cobrança ajuizada por Lúcia? Explique.
d) A impetração prévia do mandado de segurança repercutirá na ação de cobrança ajuizada?
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A empresa Franchising Fish and Chips propôs mandado de segurança preventivo, no ano de 2018, com o objetivo de não efetuar o recolhimento de Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) incidente sobre a atividade de franquia (item 10.04, da Lista Anexa de Serviços à LC no 116/03), sob a justificativa de que os recursos financeiros recebidos em função da execução desses serviços não são precedidos da execução de “obrigação de fazer”, mas da simples exploração de um modelo de negócios, circunstância que torna inconstitucional a cobrança do tributo.
Seguindo a jurisprudência do Tribunal de Justiça de São Paulo, o Juízo de primeiro grau proferiu sentença de mérito acolhendo a pretensão d…
Quando não havia um Estado organizado, a solução dos conflitos se dava pela atuação dos próprios interessados: a força vencia a disputa. No entanto, com a consolidação do Estado, atribuiu-se ao Poder Judiciário, imparcial, a função de aplicar a lei na busca da pacificação social. Assim, a jurisdição garantiu ao Estado a legitimidade para agir em nome do interesse público e, ao jurisdicionado, a segurança jurídica para prosperar.
Considerando o texto acima, de caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca da jurisdição. Seu texto deve incluir, necessariamente,
a) o conceito de jurisdição;
b) exposição fundamentada das modalidades de resolução dos conflitos: autotutela, aut…
A constitucionalização do direito processual civil decorre da garantia do devido processo legal, que abrange vários princípios, também considerados subprincípios.
Diante desta afirmação, responda:
a) Quais são os princípios ou subprincípios do devido processo legal, atinentes ao processo civil, previstos no artigo 5º da Constituição Federal?
b) Quais são aqueles, também contemplados na Constituição Federal, que não se encontram no artigo 5º?



