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Ano
Nível de escolaridade
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Q239920 | Pedagogia
Banca: VunespVer cursos
Ano: 2023
Órgao: SEDUC SP - Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
Cargo: Professor
10 linhas

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Considere a seguinte situação hipotética para responder a questão:

Em uma escola estadual de São Paulo, um grupo de professores discute a adoção de novas metodologias de ensino e aprendizagem. Todos concordam que o princípio da equidade, presente no Currículo Paulista, é fundamental na consideração dos métodos a serem adotados. Porém, dois professores, Paula e Samuel, discordaram quanto à aplicação desse conceito.

Por um lado, Paula alega que, independentemente da metodologia adotada, é necessário que haja uma flexibilidade para favorecer o protagonismo de cada estudante, em função de suas especificidades. Por isso, pode haver turmas ou grupos de alunos que funcionem melhor com um ou outro método.

Por outro, Samuel evoca o mesmo termo da equidade para afirmar que todos os alunos devem estar submetidos a um mesmo método de ensino-aprendizagem. Para ele, o modo mais justo de estabelecer um sistema avaliativo equitativo é analisar o desempenho dos estudantes a partir de conteúdos, materiais didáticos e técnicas pedagógicas em comum.

Com base na situação descrita, responda:
a) Qual dos dois professores expressa a compreensão de equidade proposta no Currículo Paulista?
b) Justifique sua resposta, apresentando a perspectiva do Currículo Paulista sobre equidade.


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MatériaPedagogia
BancaVunesp
De acordo com a Orientação Normativa nº 01: “As concepções sobre criança e infância são construções sociais, históricas e culturais que se consolidam nos diferentes contextos nos quais são produzidas e a partir de múltiplas variáveis como etnia, classe social, gênero e condições socioeconômicas das quais as crianças fazem parte”.
Considerando essa premissa, defina de que modo configura-se o conceito de criança/infância nos dias atuais.
(…) a vida na Educação Infantil explicita uma concepção curricular; mas a vida não é o currículo, enquanto organização e sistematização de intenções educacionais e pedagógicas, não pode dar conta do excesso de sentidos, do invisível que há no viver cotidiano (…)
(Orientação Normativa nº 01)
Explique, de acordo com a bibliografia do concurso, o currículo na educação infantil, bem como a relação do trabalho do professor com o Projeto Político-Pedagógico.
A brincadeira proporciona diversos benefícios estimulando capacidades como a memória, a atenção e a imaginação. Por isso, é importante ter intencionalidade no uso de cada espaço e material pedagógico para tornar enriquecedoras as experiências e vivências dos pequenos. Cite e descreva quatro possibilidades de atividades organizadas no espaço das figuras que favoreçam o desenvolvimento da autonomia e o direito ao brinquedo e à brincadeira.

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